Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-realiza-11o-cep-com-propostas-sistematizadas-e-eleicao-de-delegados/>.
Acesso em 25/04/2024 às 20h00.

Crea-AC realiza 11º CEP com propostas sistematizadas e eleição de Delegados

30 de julho de 2022, às 16h04 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Crea-AC concluiu o 11º Congresso Estadual de Profissionais do Acre nesta quinta-feira (28), foram 6 encontros, 8 delegados eleitos e 15 propostas sistematizadas que serão levadas para aprovação no Congresso Nacional de Profissionais – CNP a ser realizado em Goiânia, nos dias 6 a 8 de outubro. O 11º CEP-AC contou com 480 participantes, entre estudantes, conselheiros e profissionais, que debateram e defenderam as propostas consideradas pertinentes para trazer melhorias para o Brasil a partir do tema “Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências” para melhorias de nosso país via o Sistema Confea/Crea e, consequentemente, às profissões ligadas ao Sistema.

Participação especial do Engenheiro Victor Salim Vargas Kerdy Diretor de Pesquisa, Ciências e Tecnologia da Universidade Amazônica de Pando e presidente da Sociedad de Ingenieros de Bolivia

“Os encontros e o Congresso transcorreram na mais perfeita ordem. Procuramos abranger democraticamente as propostas, de alto conteúdo técnico, em prol do desenvolvimento nacional”, afirmou a presidente do Crea-AC, engenheira civil Carmem Nardino, ao final do Congresso.

O Congresso Estadual de Profissionais da Engenharia é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Crea’s, Mútua e pelas entidades nacionais, acontece a cada três anos, com o objetivo de discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação e integração do sistema Confea/Crea e Mútua. A temática do 11º CEP é “Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, abordando os eixos temáticos: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Atuação Profissional. A abertura aconteceu no dia 14 de junho no auditório do Crea-AC, o segundo encontro em Cruzeiro do Sul, o terceiro em Sena Madureira. o quarto encontro em Brasiléia e o penúltimo na UFAC em Rio Branco.

O Congresso Estadual

O primeiro dia de evento que aconteceu no auditório do Bloco D da Uninorte, iniciou com sua programação com a apresentação de vídeo promocional, seguido de apresentação institucional da Mútua-AC, pela engenheira agrônoma Soraya Lima, diretora administrativa da Mutua-AC.

Apresentação institucional da Mútua-AC, pela engenheira agrônoma Soraya Lima, diretora administrativa da Mutua-AC

Em seguida tivemos a apresentação da Metodologia do Congresso, pela coordenadora da comissão a engª Agrônoma Carminda Pinheiro.

Apresentação da Metodologia do Congresso, pela coordenadora da comissão a engª Agrônoma Carminda Pinheiro

Iniciando os temas do evento tivemos a apresentação da presidente Carmem Nardino com o resumo dos cinco encontros e o tema central: Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências.

Apresentação da presidente engenheira civil Carmem Nardino

Continuando o evento, tivemos a palestra magna do representante do Confea e coordenador do CNP, Edson Cézar Mello Júnior.

Administrador Edson Cézar Mello Júnior em sua apresentação

Finalizada a apresentação do Confea foi iniciada as apresentações sobre os eixos temáticos, a primeira com o Engº Civil Fernando da Silva Souza – Conselheiro do Crea-AC e Coordenador do Curso de Engenharia Civil da UFAC com o tema: Desafios da formação profissional no mercado de trabalho.

Engº Civil Fernando da Silva Souza em sua apresentação.

Após a apresentação do Engº Civil Fernando Souza, foi a vez do engenheiro florestal Daniel Papa – Conselheiro do Crea-AC e Pesquisador da Embrapa-AC com o tema: Inovações da Revolução Industrial 4.0 do Setor Agropecuário e Florestal.

Fechando o ciclo de palestras do primeiro dia tivemos a apresentação do Engº Civil Ítalo Almeida Lopes – Conselheiro do Crea-AC e Presidente da Saneacre com o tema políticas públicas: Universalização e desafios no setor de saneamento.

Grupo de Trabalhos e Sistematização de Propostas

Após o ciclo de palestras houve uma pausa para um coffee break, no retorno foi constituído os grupos de trabalhos divididos por eixos temáticos: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Atuação Profissional.

Os grupos tiveram uma hora para rejeitar e ou sistematizar as propostas finais, em seguida votaram pelas 15 propostas sistematizadas que serão defendidas pelos Delegados no CNP em Goiânia.

Comissão Eleitoral durante votação das propostas.

Votação de propostas e eleição de delegados

Continuando com a programação do primeiro dia do 11º CEP-AC, foi feito a apresentação, discussão e votação das propostas priorizadas pelos Grupos de Trabalho para encaminhar ao 11º CNP. Em seguida foram apresentados os candidatos a delegados e realizada a votação.

NOME DA EQUIPE DE DELEGADOS:

1. Engenheiro Florestal Reinaldo Adriano da Silva Valente; Sem/Mandato
2. Engenheira Agrônoma Maria Dalzenira Silva de França; Com/Mandato
3. Eng. Civil Mateus Silva dos Santos; Com/Mandato
4. Eng. Civil Fernando da Silva Souza; Com/Mandato
5. Engenheira Agrônoma Palmira Antônia Alves Cruz de Oliveira: Sem/Mandato
6. Tecnóloga Aldenizia Santos Santana: Sem/Mandato
7. Eng. Civil Henrique Alves Sales: Sem/Mandato
8. Engenheira Agrônoma Carminda Luzia Silva Pinheiro: Com/Mandato (Coordenadora)

NOME DA EQUIPE DE DELEGADOS INSTITUCIONAIS

1. Presidente do Crea-Acre Carmem Bastos Nardino;
2. Diretora Administrativa da MUTUA/AC Eng. Agrônoma Soraya Elizabeth Valle Albuquerque Lima;
3. Diretor Financeiro da MUTUA/AC Tecnólogo José Carlos Martins;