Sobre o Crea-AC
História
Em 10 de maio de 1975, foi instaurada a Inspetoria do CREA-AM, com jurisdição no Estado do Acre. Dois anos depois, através da Resolução 249, do CONFEA, foi criado o Crea da 22ª Região, com jurisdição no Estado do Acre e (na época) Território Federal de Rondônia.
Em 16 de dezembro de 1977, o CONFEA baixou a Resolução 251, que dispõe sobre a nova designação dos Crea’s, e os Conselhos passaram a ser designados com o nome da Federação onde tiverem sua sede. Então em 28 de fevereiro de 1978 foi instalado o Conselho Regional da 22ª região, o Crea-AC/RO, estabelecido no Centro de Rio Branco-Acre.
Em 08 de agosto de 1983, através da Resolução 281, é criado o Crea-RO, e o Estado de Rondônia deixa de ser jurisdição do Crea da 22ª região. Então o Crea-Ac passa a ter jurisdição apenas no seu estado e passa a se desenvolver. Em 1996, através do Ato do Crea-AC nº 019/96, foi criado sua Inspetoria em Cruzeiro do Sul, e em 2014 a Inspetoria de Epitaciolândia.
O Crea-AC
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre (Crea-AC) é uma autarquia federal responsável pela regulamentação e fiscalização das empresas e profissionais da área de engenharia, agronomia, geografia, geologia e metereologia e tecnólogos dessas áreas, no âmbito de sua jurisdição.
O Conselho Regional está subordinado às regulamentações do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.
O Conselho promove ações para o crescimento do Estado, melhoria do ambiente de trabalho e garantia dos direitos de mais de 5 mil profissionais registrados. Para isso, o Conselho se faz presente nas principais cidades do Estado, por meio das Inspetorias Regionais de Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia.
Missão
Valorizar as profissões e seu exercício ético.
Visão
Ser reconhecida como organização referência em inovação, agilidade, modernidade e transparência.
Valores
Ética nas ações com foco em resultados. Gestão participativa com compromisso na qualidade. Respeito e desenvolvimento visando a valorização profissional.