Crea-AC realiza em Cruzeiro do Sul o 2º encontro preparatório para o 11º CEP-AC
Comitiva do Crea-AC foi ao Juruá para promover o segundo encontro preparatório para o 11º CEP-AC.27 de junho de 2022, às 13h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O segundo encontro preparatório estava marcado para o dia 24 de junho, no Ministério Público de Cruzeiro do Sul, mas a equipe organizadora chegou antes para mobilização dos profissionais e organização do Curso: Energia Solar do Zero ao Projeto. A Mobilização foi feita em órgãos públicos que contam com profissionais das áreas que o sistema abrange como: Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Planejamento, Secretaria Municipal de Educação, Sepa, Seinfra entre outras. Além de mobilização junto a Tv Juruá que nos cedeu espaço no Programa Juruá Notícias.
A presidente Carmem Nardino e a equipe da coordenação do 11º CEP-AC em mobilização junto aos profissionais.
O Congresso Estadual de Profissionais da Engenharia é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Crea’s, Mútua e pelas entidades nacionais, acontece a cada três anos, com o objetivo de discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação e integração do sistema Confea/Crea e Mútua. A temática do 11º CEP é “Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, abordando os eixos temáticos: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Atuação Profissional. A abertura aconteceu no dia 14 de junho no auditório do Crea-AC.
Vice presidente do Crea-AC, o engº Civil Mateus dos Santos, apresentando “A evolução das ferramentas geomáticas: do Teodolito ao Drone’’
O evento teve como programação: A apresentação institucional da Mutua-AC, pelo seu diretor geral o engº Eletricista Luciano Sassai, a apresentação da Metodologia do Congresso, pela coordenadora da comissão a engª Agrônoma Carminda Pinheiro, a apresentação do tema central: Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências pela engª Civil Carmem Nardino – Presidente do Crea-AC.
Daniela Tamwing, conselheira do Crea-AC e diretora de obras da Saneacre.
Continuando as apresentações temáticas do evento, foi apresentado pelo engº eletricista Edlailson Pimentel a palestra “Atuação profissional, os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileira”, seguida da apresentação do vice presidente do Crea-AC, o engº Civil Mateus dos Santos, “A evolução das ferramentas geomáticas: do Teodolito ao Drone’’, e fechando o ciclo de palestras a diretora de Obras da Saneacre, Daniela Tamwing, apresentou “Políticas Publicas: Universalização e Desafios no Setor de Saneamento”. Por fim foram formados de Grupos de Trabalho para elaboração e apresentação de propostas.
Entrega de proposta para a coordenação do 11º CEP-AC.
Após as apresentações das proposta se iniciou o processo de eleição de um (01) Delegado sem mandato que irá, juntamente com os demais delegados que serão eleitos no 11º CEP, no dia 28 de julho, representar o Acre no 11º Congresso Nacional de Profissionais, que acontecerá na cidade de Goiânia no mês de outubro. Como houve apenas uma inscrição para delegado sem mandato em Cruzeiro do Sul, o engenheiro florestal Reinaldo Adriano da Silva Valente foi eleito por aclamação.
O engenheiro florestal Reinaldo Adriano da Silva Valente, eleito delegado sem mandato.
Com dois encontros preparatórios realizados, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul o nosso próximo encontro é dia 6 de julho em Sena Madureira. As propostas levantadas durante os encontros serão encaminhadas para o Congresso Nacional, no mês de agosto, em Goiânia.