Disponível em <https://creaac.org.br/mateus-santos-e-eleito-por-unanimidade-diretor-financeiro-da-mutua-ac/>.
Acesso em 08/05/2024 às 19h34.

Mateus Santos é eleito por unanimidade Diretor Financeiro da Mútua-AC

22 de novembro de 2023, às 15h52 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na última terça-feira, dia 21, às 18h, o auditório do Crea-AC foi palco da 506ª Sessão Ordinária Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (Crea-AC). A sessão abordou diversas atividades e conquistas significativas do último mês, evidenciando o engajamento e a representatividade do conselho em diferentes âmbitos.

Entre as principais ações apresentadas, destacou-se a participação marcante da até então presidente em exercício, Lya Beiruth, na Reunião Anual da American Society of Agronomy (ASA), CSSA e SSSA em Saint Louis, Missouri. Sua presença reforçou a importância dos estudos da agronomia do nosso estado e do Brasil no cenário internacional. A participação da comitiva brasileira teve com principal objetivo, viabilizar a promoção de intercâmbio de conhecimentos entre profissionais brasileiros e estrangeiros, estreitando laços com renomadas entidades do setor, regularizando o trabalho de nossos agrônomos no exterior.

Além disso, a representação ativa do Crea-AC foi evidenciada no 1º Encontro Nacional de Coordenadoras do Programa Mulher do Sistema Confea-Crea e Mútua, dia 7 de novembro em Brasília, onde a presidente em exercício, Lya Beiruth apresentou os dados do Programa Mulher do Norte para todos os coordenadores regionais, destacando o compromisso com a igualdade de gênero e a valorização da atuação feminina na engenharia, agronomia e geociências. A presidente Lya Beiruth participou também da Visita Técnica ao CreaLab e Coworking do CREA/SP – Unidade Bragança Paulista (RP), reforçando a busca por inovação e intercâmbio de boas práticas.

A sexta-feira 17 de novembro ficou marcada pela primeira eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua pela internet, os profissionais do sistema tiveram a oportunidade de exercer seu direito de voto por meio de dispositivos como celular, tablet ou computador, utilizando o site www.votaconfea.com.br. Ao todo foram 88 cargos escolhidos pela internet. O pleito alcançou uma participação recorde com 141.784 eleitores, representando 19,17% do total de um universo de 739.428 habilitados para exercer o direito de voto. Vinicius Marchese foi o eleito para presidir o Confea, Carmem Nardino para presidir o Crea-AC, Luciano Sasai para Diretor Geral da Mútua-AC e Soraya Lima para Diretora Adm. da Mútua-AC, todos os cargos pelo triênio 2024 – 2025 – 2026. Leia matéria completa.

Na manhã desta segunda-feira, 20, a presidente reeleita engª civil Carmem Nardino, participou da V Semana de Engenharia Civil da UFAC, compondo o dispositivo e honra, em sua fala a presidente celebrou os 30 anos do curso de engenharia civil e a história de todos os profissionais que formaram ou foram formados nesse período, “Celebrar os 30 anos do Curso de Eng Civil é, principalmente, honrar todos que pensaram, idealizaram, implementaram, construíram e tornaram realidade um grande projeto, esta realidade que completa 30 anos, é resultado de muito engajamento, lutas e conquistas advindas de um trabalho coletivo. A todos vocês, meu reconhecimento pelo incansável empenho para com as ações de formação dos profissionais engenheiros civis”. leia matéria completa.

Na Plenária destacou-se também a participação no eng. florestal e assessora do Crea-AC Anna Kamila no Simpósio de Ciências Agrárias, realizado no UFAC Campus Floresta em Cruzeiro do Sul. Na oportunidade a assessora apresentou o Sistema profissional, maercando presença ativa em eventos acadêmicos, reforçando a parceria entre o Crea-AC e as Instituições de Ensino, incentivando o desenvolvimento profissional e acadêmico.

A Sessão Plenária não se limitou apenas a relatos de atividades, mas também foi marcada por uma decisão importante. Mateus Santos foi eleito diretor financeiro da Mútua-AC de forma unânime, recebendo 16 votos dos membros presentes. Essa eleição destaca a confiança e reconhecimento dos pares no profissionalismo e competência de Mateus Santos para ocupar esse cargo estratégico.

O Crea-AC reafirma seu compromisso com o desenvolvimento profissional, a representatividade do setor e a busca contínua por ações que fortaleçam a engenharia e a agronomia no estado. A 506ª Sessão Plenária evidenciou não apenas conquistas, mas também sinalizou um caminho de crescimento e inovação para o conselho e seus profissionais registrados.