Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-comemora-44-anos-com-homenagem-a-ex-presidentes-entidades-de-classe-e-colaboradores/>.
Acesso em 18/04/2024 às 19h45.

Crea-AC comemora 44 anos com homenagem a ex-presidentes, entidades de classe, instituições de ensino e colaboradores

Emocionados presidente, ex-presidentes e colaboradores fazem linda homenagem ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre, pelos seus 44 anos de história.

4 de março de 2022, às 16h56 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Presidente Carmem Nardino em sua fala emocionada por estar a frente do Crea-AC nesta data importante

No dia 28 de fevereiro o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre comemorou seu 44º ano de instalação, a cerimônia de comemoração aconteceu na manhã do dia 4 de março, no auditório do Crea-AC e contou com a presença de ex-presidentes, conselheiros, diretores, colaboradores, representantes de entidades de classe e instituições de ensino.

Nossa História

Uma história que começou em 19 de maio de 1975 com a instauração da Inspetoria do Crea-AM, com jurisdição no Estado do Acre. A inspetoria funcionava em uma sala do Edifício Abraim, localizado na Rua Benjamin Constant no Centro de Rio Branco-Acre, sob a responsabilidade do engº civil João Jezierski e da primeira servidora, a Senhora Luzia Maria Camelo de Lima, contratada em 1° de julho de 1977.

Dois anos depois, em 16 de dezembro de 1977, o Confea criou o Crea da 22ª Região, com jurisdição no Estado do Acre e Território Federal de Rondônia. Então em 28 de fevereiro de 1978 foi instalado o Conselho Regional da 22ª região, o Crea-AC/RO. Em 08 de agosto de 1983, foi criado o Crea-RO, e o Estado de Rondônia deixou de ser jurisdição do Crea da 22ª região. Então o Crea-AC passa a ter jurisdição apenas no seu estado e passa a se desenvolver. Leia história completa.

Sede do Crea Acre, na rua Isaura Parente em 2019 antes da ultima reforma e construção do prédio anexo.

Solenidade

As homenagens começaram já na fala inicial da atual presidente, a engenheira civil Carmem Nardino que cumprimentou e parabenizou a todos os presentes. “A identidade de uma instituição depende do resgate da sua história, da sua memória. Para falar do Crea-AC é preciso lembrar a história daqueles que construíram a instituição. Estes sim são os “Protagonistas do Crea-AC’.” – destacou.

As moções honrosas começaram por ordem cronológica dos ex-presidentes e seus representantes presentes, das mãos do vice-presidente Mateus Santos, receberam suas honrarias o ex-presidente Engº Agrônomo Tupinambás Santana (1983-84) e o ex-presidente Engº Agrônomo Aldenor Fernandes (1988-90). Das mãos da diretora financeira, Engª Civil Rosa Costa receberam suas horarias os ex-presidentes Engº Civil Admilson Oliveira (1991-1993) e Silva e o Engº Mecânico Aysson Rosas Filho (1997-2002).

Ex-presidente e atual conselheiro Aysson Rosas, discursando após homenagem aos ex-presidentes nesses 44 anos de Crea-AC

O diretor administrativo do Crea-AC, Eng Agrônomo Quirino Henrique Garcia deu continuidade entregando as moções honrosas aos ex-presidentes Tecnólogo José Carlos Sopchaki (2003-05) e ao Eng Civi Amarildo Uchoa Pinheiro ( 2009 a 2014). A Presidente, Carmem Nardino, finalizou com a homenagem póstuma ao ex-presidente engº Civil Vandervan Rodrigues (1985 a 1987), (in memorian), entregue para o seu filho o arquiteto Vanderson Rodrigues. Os demais presidentes ou seus familiares também seriam homenageados, mas justificaram suas ausências nessa sessão solene.

Entidades de Classe e Instituições de Ensino

Em sequência tivemos o reconhecimento das entidades de classe e instituições de ensino ligadas ao Crea-AC. Das mãos do 2º Diretor Financeiro do Crea-AC, Eng. Civil Guiliano Ribeiro, receberam suas horarias a Associação dos Engenheiros do Estado do Acre – AEAC, na figura do presidente Engº Civil Abdel Derze e o Tecnólogo José Veras, presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Acre. A conselheira e coordenadora do Programa Mulher do Crea-AC, Engª Agrônoma Dra Lya Beiruth, fez a entrega dos certificados para a vice-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomo do Estado do Acre – AEAEAC, a Engª Agrônoma Palmira Cruz e para o Engª Florestal Daniel Papa, diretor e representante da Associação dos Engenheiros Florestais do Estado do Acre (AEFEA).

Representantes das entidades de classe e instituições de ensino receberam Certificados de Reconhecimento Público por fazerem parte da história do Crea-AC

Representando o curso de engenharia civil da Universidade Federal do Acre – UFAC, o conselheiro e coordenador do curso, o Engº Civil Dr. Fernando da Silva Souza, que recebeu sua honraria das mãos do coordenador da Câmara de Elétrica e Mecânica , o Engº Eletricista Edlailson Pimentel, juntamente com o Coordenador do Curso de Engenharia Civil e de Elétrica da Uninorte, o engenheiro eletricista Fabio Reis.

Colaboradores
As homenagens se estenderam aos colaboradores com mais tempo de casa, em reconhecimento pelos anos dedicados ao crescimento e à consolidação do nosso conselho durante esses 44 anos de existência, fazendo parte dessa história. A primeira e emocionante homenagem foi para o ex servidor Francisco Raimundo Reis (in memorian), que faleceu no ano de 2021. “O Sr Raimundo Reis era conhecido por ser extremamente humano, prestativo, educado e leal, sempre atuando com muito profissionalismo” – comenta a presidente Carmem Nardino, que seguiu com as homenagens a: Dona Benedita dos Santos, Jerry Neri, Luiz de Lima e a Sra Luzia Camelo de Lima, servidora com maior tempo de casa, 47 anos.

Os colaboradores homenageados, junto com o superintendente Ronaldo de Queiroz, a presidente Carmem Nardino e o procurador jurídico Vanderlei Valente

“Não poderia aqui deixar de externar a gratidão do Crea-AC pela nossa querida Luzia Lima, que esta aqui deste 1975 , ou seja 47 anos, acompanhando e assessorando com muita competência todos os presidentes que por aqui passaram e contribuindo com o nosso conselho. Profissional exemplar, amiga de todos, e que nos ensina todo dia. Gratidão Luzia.” – Finaliza a presidente Carmem Nardino

No final do evento os presentes puderam prestigiar mensagens recebidas pelos 44 anos do Crea-AC, foi lida a mensagem do presidente do Confea Joel Kruger, que ressaltou o fortalecimento do Crea Acre e o protagonismo feminino no sistema. “… O Crea-AC nesses 44 anos se fortaleceu como instituição, e garante o exercício profissional qualificado, o que representa mais proteção, modernidade e esperança para todos os habitantes. ” […]” Saúdo também o regional por acreditar na capacidade feminina, contando com a determinação da engenheira Carmem, após dois mandatos da presidente Carminda Pinheiro, e assim integrando, com protagonismo, os esforços pela equidade de gênero no Sistema por meio da adesão ao Programa Mulher.” – escreve o presidente do Confea, Joel Kruger. Leia carta completa.

Gerente do RH Rose Sales e o ex-presidente mais antigo Tupinambás Lima, homenageando a presidente Carmem Nardino

Para encerrar foi entregue uma homenagem para a presidente Carmem Nardino por estar a frente de nosso conselho nesse momento tão importante para a instituição, enquanto todos assistiram com surpresa vídeos de felicitações do presidente da Mútua nacional Francisco Almeida, da diretora administrativa da Mútua nacional Giucélia Figueiredo, e dos presidentes dos Creas, Lucio Borges de Minas Gerais, Afonso Lins do Amazonas, Daniel Iglesias do Tocantis, Carlos Xavier de Rondônia, Neovânio Lima de Roraima e o vice-presidente do Crea Para Jomar Lima. Após as celebrações os homenageados e os colaboradores participaram de um coffee-break.

Foto de encerramento final com todos que de alguma forma construíram essa história de 44 anos do Crea-AC

Fotos do evento clique aqui.


Estamos online das 7:30h às 13:30h!