Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-ha-44-anos-construindo-sua-historia/>.
Acesso em 26/04/2024 às 22h30.

Crea-AC: Há 44 anos construindo sua história

Nesta segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022, o CREA-AC completa 44 anos de sua instalação.

28 de fevereiro de 2022, às 1h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nossa História

Uma história que começou em 19 de maio de 1975 com a instauração da Inspetoria do CREA-AM, com jurisdição no Estado do Acre. A inspetoria funcionava em uma sala do Edifício Abraim, localizado na Rua Benjamin Constant no Centro de Rio Branco-Acre, sob a responsabilidade da primeira servidora, a Senhora Luzia Maria Camelo de Lima, contratada em 1° de julho de 1977.

Dois anos depois, o Confea, através da Resolução nº 249 de 16 de dezembro de 1977, criou o Crea da 22ª Região, com jurisdição no Estado do Acre e Território Federal de Rondônia. E nessa mesma data, por meio da Resolução 251, o Confea determinou que os Crea’s fossem identificados através da sigla da Unidade da Federação onde tiverem sede. Então em 28 de fevereiro de 1978 foi instalado o Conselho Regional da 22ª região, o Crea-AC/RO.  Em 08 de agosto de 1983, através da Resolução 281, foi criado o Crea-RO, e o Estado de Rondônia deixou de ser jurisdição do Crea da 22ª região.  Então o Crea-AC passa a ter jurisdição apenas no seu estado e passa a se desenvolver. A primeira sede própria do Crea-AC foi em um imóvel na Avenida Ceará e a sede atual, fica na Rua Isaura Parente nº 3085, Bairro Estação Experimental.

Um pouco mais da sua História

Em 1996, através do Ato do Crea-AC nº 019/96, foi criado a Inspetoria em Cruzeiro do Sul atendendo os profissionais da região do Juruá, e em 2014 a Inspetoria de Epitaciolândia que atende os profissionais da região do Alto Acre.

Fachada Inspetoria Epitaciolândia.

Inspetoria Cruzeiro do Sul.

Presidentes

O primeiro presidente do Conselho,  foi o arquiteto Nedir Falqueiro entre os anos de 1978 a 1981 e a ultima foi a engenheira Agrônoma e Tecnóloga em Heveicultura Carminda Pinheiro de 2015 a 2020.  Atualmente o Crea-AC pela engenheira civil Carmem Bastos Nardino. Confira a lista de todos os presidentes do Crea-AC.

Atual presidente do Crea-AC, engenheira civil Carmem Nardino

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre (Crea-AC)  é uma autarquia federal responsável pela regulamentação e fiscalização das empresas e profissionais da área de engenharia, agronomia, geografia, geologia e metereologia e tecnólogos dessas áreas, no âmbito de sua jurisdição.O Conselho Regional está subordinado às regulamentações do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.

O Plenário do Crea-AC, no ano de 2022, tem em sua composição 21 conselheiros titulares e suplentes representantes das entidades de classe de profissionais e instituições de ensino de nível superior registradas e regularizadas no Crea-AC. Os Conselheiros integram as seguintes Câmaras: Câmara Especializada de Agronomia, Câmara Especializada de Engenharia Civil, Câmara Mista de Elétrica e Mecânica e Câmara Especializada de Engenharia Florestal.

Fiscalização do Crea-AC em ação no interior do estado

O Conselho promove ações para o crescimento do Estado, melhoria do ambiente de trabalho e garantia dos direitos de mais de 6 mil profissionais registrados. Para isso, o Conselho se faz presente nas principais cidades do Estado, por meio das Inspetorias Regionais de Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia.