Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-realiza-488a-sessao-plenaria/>.
Acesso em 27/04/2024 às 09h24.

Crea-AC realiza 488ª sessão plenária

A reunião plenária aconteceu na terça-feira dia 31 de maio no auditório do Crea-AC

1 de junho de 2022, às 13h29 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-AC realizou na ultima terça-feira dia 31 de maio sua 488ª sessão ordinária do plenário do conselho, presidida pela presidente Carmem Nardino. Após ritos iniciais, discussão e aprovação da ata da sessão plenária anterior, a presidente fez seus comunicados.

A presidente Carmem Nardino iniciou seus comunicados falando sobre a 2ª Reunião Ordinária dos Creas Norte e também do Forum de Superintendentes que aconteceu nos dias 04 e 05 de maio de 2022 aqui em Rio Branco. O evento aconteceu auditório do Diff Hotel. Com a participação dos Presidentes e Superintendentes dos Crea’s do Norte. Compareceram na cerimônia de abertura, na manha do dia 04 de maio, os Conselheiros e Diretores do Crea-AC, Diretores da Mutua-AC, Presidentes de entidades e Profissionais e autoridades de Rio Branco.

Continuando com os comunicados foram apresentadas as ações do mês, com o café da manhã comemorativo ao Dia das Mães, no dia 10 de maio. Entrega de carteiras profissionais e treinamento de ART e CAT no dia 11 de maio, recebimento, instalação e inicio da organização documental do arquivo deslizante do Crea-AC – adquiridos 06 módulos com recursos do Prodesu, cujo projeto foi aprovado no plenário. Foi apresentado para o plenário um resumo da reunião com conselhos profissionais do acre no CRA-AC, com a finalidade de alinhar pontos de interesse em comum com atuação junto às entidades públicas.

Em seguida a presidente falou da sobre o acordo de cooperação técnica com o cartório de protesto, que tem como objetivo a padronização dos procedimentos para a remessa de títulos de devedores do Crea-AC para protesto, pelo cartório, buscando a redução da inadimplência. Apresentou os resultados o 5º ENAFISC que contou com a participação do gerente da fiscalização Ranieri Albuquerque e as agentes fiscais Maria Antônia e Nilcilene, onde receberam orientação sobre os normativos, sobre os manuais de fiscalização e recursos.

Foi apresentado também as ações junto as instituições de ensino, com o convite da Conselheira Profª Drª Lya Beiruth e do profº Wanderley Borges, a presidente Carmem Nardino ministrou uma palestra para os alunos do curso de Agronomia da UFAC, com o tema “Conhecendo o seu sistema profissional” e também sobre o exercício ético das profissões de engenheiro.

A Comissão do Mérito apresentou a homologação dos nomes enviados ao plenário do Confea, para serem homenageados este ano durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Soea. Foram os profissionais: Engº Agrônomo Eufram do Amaral para medalha do mérito e o engº Civil Prof Alipio Nunes para inscrição no livro do mérito.

O conselheiro Antônio de Lima Furtado, apresentou um resumo de sua participação no Encontro das Comissões de Ética Profissional, no período de 3 a 5 de maio em Brasília e a Apresentação dos Coordenadores sobre a 2ª Reunião das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas. Assim como a apresentação dos resumos das participações dos Coordenadores de Câmaras do Crea-AC, o Coordenador da Câmara Especializada de Florestal, Conselheiro Marcos Rino e o Representante da Modalidade Industrial, Conselheiro Aysson Rosas.

Como extra pauta foi apresentado pelo Diretor Financeiro da Mútua José Carlos, os indicadores alcançados pela Mútua no primeiro trimestre de 2022. Por fim foram relatados os processos concluindo a pauta da 488º plenária.