Disponível em <https://creaac.org.br/workshop-dos-conselheiros-a-atribuicao-e-o-exercicio-etico-da-funcao-de-conselheiro-regional-junto-ao-crea-ac/>.
Acesso em 28/04/2024 às 01h14.

WORKSHOP DOS CONSELHEIROS: A Atribuição e o Exercício Ético da Função de Conselheiro Regional Junto ao Crea-AC

Durante o workshop, foram abordados temas cruciais para o entendimento das responsabilidades e do exercício ético da função de Conselheiro Regional.

14 de março de 2024, às 9h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (Crea-AC), realizou na noite desta quarta-feira, 13 de março o Workshop dos Conselheiros, um evento de treinamento essencial para todos os profissionais envolvidos na gestão e fiscalização das engenharias, agronomia e geociências no estado. Com a participação de Conselheiros, Conselheiros Federais, Diretores das Entidades de Classe e Colaboradores do Crea-AC, o workshop foi uma oportunidade única de aprimoramento e reciclagem.

O Crea-AC, no desempenho de suas funções, é o órgão responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício profissional, e o Treinamento de Conselheiros foi uma iniciativa promovida pelo Crea-AC, em colaboração com a Comissão de Ética Profissional, e viabilizada pela Mútua-AC, com o objetivo de preparar e reciclar seus conselheiros para um desempenho pleno e eficaz de suas funções.

Após as falas de abertura a Presidente eng. civ. Carmem Nardino apresentou sobre a Estrutura Organizacional do Sistema Confea/Crea e Mútua, detalhando as funções de cada instituição e sua atribuições perante a sociedade e aos profissionais.

Em seguida foi a vez da conselheira eng. agr. Dra. Lya Beiruth apresentar sobre o Manual do Conselheiro Regional, desenvolvido pelo Crea-AC em sua primeira versão sob sua orientação.

Continuando com a programação, tivemos a palestra: O Exercício da Função de Conselheiro Regional: Atribuições e Responsabilidades, apresentada pelo Conselheiro Federal eng. civ. Osmar Barros Júnior.

Em seguida foi a vez da secretária do Plenário do Crea-AC Aylla Moura com a palestra: Sessão Plenária: Organização, Condução do Rito e Tramitação Processual

Finalizada a palestra, a PROJUR do Crea-AC realizou duas palestras, Tipos de Processos e suas Tramitações e Análise e Parecer/Relato dos Processos, ministradas pelo Procurador Jurídico do Crea-AC, Drº Vnaderlei Valente, com colaboração de sua equipe. Em seguida foi a vez da SUPTEC representada pelo Superintendente Técnico eng. Fftal Arnaldo Melo e sua Equipe, Emerson Nery e Luiz Felipe, com o tema: SITAC: Prática de Análise e Julgamento de Processos

O workshop abordou temas que visam aprofundar o entendimento sobre as responsabilidades e o exercício ético da função de Conselheiro Regional, destacando a relevância, complexidade e alcance das atribuições no cumprimento da missão do Conselho perante a sociedade acreana, sendo fundamental para a preparação e atualização dos participantes sobre as responsabilidades e ética no exercício da função de Conselheiro Regional.

Este workshop representa um compromisso contínuo do Crea-AC com a capacitação para Excelência no Exercício Profissional e o aprimoramento constante de seus membros, por parte do Programa Crea-Qualifica. “Estamos felizes em compartilhar conhecimentos e fortalecer ainda mais nossa atuação em prol do desenvolvimento técnico e social do estado do Acre.” Concluiu a presidente Carmem Nardino.