Disponível em <https://creaac.org.br/vice-presidente-do-conselho-regional-de-engenharia-e-agronomia-recebe-titulo-de-coordenador-estadual-da-absolar-no-acre/>.
Acesso em 16/04/2024 às 01h53.

Vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia recebe título de coordenador estadual da ABSOLAR no Acre

27 de agosto de 2021, às 15h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR concedeu na noite desta quarta-feira, 25, o título de coordenador estadual ao engenheiro Edlailson Pimentel, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre – CREA-AC. A ABSOLAR havia aprovado na quarta-feira, 18, a entrada de três novos coordenadores estaduais.

Ativo e participativo em diversas lutas do CREA-AC, o vice-presidente engenheiro eletricista Edlailson Pimentel desempenhou papel de destaque na luta pela aprovação do PL 5829 – que institui o Marco Regulatório para a Mini e Micro Geração Distribuída no Brasil. “Objetivo alcançado, agora trataremos sobre: Políticas públicas e incentivos, financiamentos, armazenamento de Energia, da geração Distribuída e Centralizada.” afirma o vice-presidente do Crea-AC.

Os novos coordenadores estaduais receberam os títulos em evento restrito. Realizado pela ABSOLAR, em Brasília, o evento reuniu membros da administração da associação e parlamentares que atuam em apoio à aprovação do PL 5829 no Senado. Além dos parlamentares, foram convidados apenas os coordenadores estaduais e as duas lideranças da Geração Distribuída da associação.

“Fico muito feliz com a indicação para Coordenação Estadual da ABSOLAR no Acre, estamos mostrando que aqui temos profissionais capacitados, é a valorização da Engenharia elétrica acreana.” Comentou Edlaílson Pimentel.

Apoio
O CREA-AC, que tem em sua missão o objetivo de zelar pela defesa da sociedade e das profissões tecnológicas e de seus profissionais que atuam no setor energético, se posiciona favorável à aprovação do projeto de lei 5829/19, por entender que:

– Está alinhada aos princípios de resolução CNPE nº 15/2020, que estabelece diretrizes nacionais para políticas públicas de geração distribuída no Brasil.

– Cria uma regra de transição que permite adaptação do mercado.

– Permite um desenvolvimento sustentável do mercado de geração distribuída.

– Traz segurança jurídica para os consumidores e pequenas e médias empresas.

– Protege o direito dos consumidores pioneiros, que acreditaram no compromisso público, assumido pela ANEEL e Governo Federal, preservando a segurança jurídica e evitando o risco de judicialização.

– Ajuda na Geração de Empregos e renda nos municípios brasileiros.

Vice-presidente o eng.o eletricista Edlailson Pimentel na cerimonia de recebimento do título de coordenador estadual pela ABSOLAR.