Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/rio-branco-sedia-forum-norte-nordeste-dos-presidentes-de-creas-junto-com-forum-da-industria-da-construcao/>.
Acesso em 25/05/2024 às 11h18.

Rio Branco sedia Fórum Norte Nordeste dos presidentes de Crea’s junto com Fórum da Indústria da Construção

O encontro aconteceu no auditório da Fieac, e reuniu especialistas do setor, autoridades políticas e empresários em discussões fundamentais para o avanço da construção civil nessas regiões.

25 de abril de 2024, às 20h28 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Rio Branco sediou na manhã desta quinta-feira, 25, o Fórum Norte Nordeste dos presidentes de Crea’s juntamente com o Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), um evento de dois dias que promete dialogar sobre às diretrizes para o desenvolvimento dessas regiões do país. O evento que contou com a presença de todos os presidentes dos Crea’s, ou seus representantes, além de Conselheiros do Crea-AC e do Confea. A solenidade contou ainda com a presença do senador Alan Rick; do deputado federal Eduardo Veloso; do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Acre, Carlos Afonso Cipriano e do deputado estadual Eduardo Ribeiro, além de diversas autoridades.

Presidente Carmem Nardino contribuindocom o evento. (Foto: Daniel Lobato – Asscom Crea-AC)

Com uma programação abrangente, o primeiro dia do evento abordou temas como os desafios enfrentados pelo setor da construção no presente e futuro, a importância da construção civil para a primeira infância, as articulações entre o governo federal e as secretarias de habitação dos estados, além de destacar o papel do Acre na integração regional com os países vizinhos e o apoio do Sebrae para aumentar a produtividade do setor. Marcos Holanda, presidente do FNNIC, destacou a relevância do evento para a habitação, infraestrutura e construção civil no Acre, considerando-o o maior já realizado no estado nesses segmentos.

“É essencial que construamos uma sociedade corajosa o suficiente para enfrentar os desafios destas regiões fundamentais, que são o Norte e o Nordeste. O FNNIC reúne especialistas e autoridades para discutir soluções que possam impactar positivamente essas comunidades. Estamos comprometidos em buscar medidas que promovam o desenvolvimento e a integração regional, especialmente no que diz respeito à habitação e infraestrutura”, afirmou Marcos Holanda.

Presidente do FNNIC Marcos Holanda destacou a relevância do evento para a habitação, infraestrutura e construção civil no Acre. (Foto: Clemerson Ribeiro/Anac)

A Mútua-AC foi representada pela Diretoria Regional, que destacou o importante papel da engenharia para superar os desafios do setor da construção nas regiões norte e nordeste. “A engenharia é capaz de gerar as mudanças e oportunidades que nossa região demanda neste momento. Precisamos empreender e inovar”, afirma o Diretor Geral, Luciano Sasai.

Luciano Sasai em sua fala sobre a Mútua e seus benefícios. (Foto: Daniel Lobato – Asscom Crea-AC)

No período da tarde a comitiva dos presidentes dos Crea’s, conheceram um pouco da história acreana em visita ao Museu dos Autonomistas ao lado do Palácio do Governo, onde logo após se reuniram com o governador Gladson Cameli. Na reunião com o gestor acreano, foi debatida a importância da união do Crea com o governo do Estado no avanço na área de infraestrutura nas regiões e como a engenharia contribui para uma gestão diferenciada.

Presidentes dos Crea’s em visita ao Museu dos Autonomistas (Foto: Daniel Lobato – Asscom Crea-AC)

A presidente do conselho no Acre, Carmem Nardino, iniciou destacando que o governador é engenheiro e tem deixado esse diálogo aberto. “Quero agradecer porque todos os seus projetos e seus planejamentos têm como foco a engenharia”, frisou. Gestão de Gladson Cameli foi apontada como exemplo pelos presidentes dos Creas.

Presidentes dos Crea’s em visita institucional ao Governador Gladson Cameli (Foto: Daniel Lobato – Asscom Crea-AC)

O governador Gladson Cameli pontuou a importância desses encontros para que os estados debatam desafios em comum e também suas particularidades. “A engenharia nos dá mecanismos para entender, resolver, conectar. Fazer uma obra no Tocantins não é a mesma coisa de fazer uma obra no Acre, é preciso entender. Sou grato ao Crea, porque sozinho não consigo, se não tiver o apoio de vocês. Temos um Brasil imenso e esse intercâmbio é importante para conhecermos melhor cada estado brasileiro.”

Participantes compartilharam experiência e debateram pautas em comum. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O presidente do Crea na Paraíba, Renan Azevedo, usou sua fala para dizer que a gestão de Gladson é considerada um exemplo. Segundo ele, não sabia que o chefe do Executivo era engenheiro, o que foi uma grata surpresa. “É importante ter políticos engenheiros. Acho que precisamos usar você como exemplo, usar políticos engenheiros como exemplo. A população ganha em ter um engenheiro na gestão, porque é uma profissão que nos faz ter uma visão diferenciada de planejamento e estratégias, pontuou.

Saneamento básico e infraestrutura foram pautas durante encontro. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governador finalizou confirmando presença no Fórum Norte Nordeste dos presidentes de Crea’s e Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC) no segundo dia, onde a construção civil e algumas resoluções devem ser discutidas em painéis ao longo do dia: “Estou sempre à disposição para que a gente debata, entenda a demanda de cada estado e possa avançar cada vez mais, juntos”.

 


Estamos online das 7:30h às 13:30h!