Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/profissionais-de-comunicacao-do-sistema-reunidos-no-5o-encom/>.
Acesso em 21/06/2024 às 00h57.

Profissionais de comunicação do Sistema reunidos no 5º Encom

23 de junho de 2023, às 16h14 - Tempo de leitura aproximado: 8 minutos

Daniel Lobato, Gerente de Comunicação do Crea-AC participando do Encontro Nacional de Comunicação reúne gerentes e assessores de comunicação dos regionais, do Confea e da Mútua

Brasília, 20 de junho de 2023.

Assessores e gestores de comunicação dos conselhos regionais de Engenharia e Agronomia de todo o país, da Mútua e do Confea ocupam o plenário do Confea durante os próximos dois dias (20 e 21/6) no 5º Encontro Nacional de Comunicação do Sistema Confea Crea e Mútua (Encom). Conduzido pelo gerente de comunicação do Confea, jorn. Felipe Pasqualini, e pelos representantes do Conselho de Comunicação e Marketing do Confea, o evento apresenta as experiências e as perspectivas da área.

Membro do CCM, o conselheiro federal engenheiro agrônomo Francisco Lira destacou a importância do evento
Membro do CCM, o conselheiro federal engenheiro agrônomo Francisco Lira destacou a importância do evento

Coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e representante da presidência do Confea,  o conselheiro federal eng. agr. Francisco Lira enalteceu a importância de valorizar a transmissão das informações aos profissionais. “Hoje está muito mais fácil. O conhecimento que o Confea repassa ampliou bastante”, disse, destacando a importância da realização do evento.

Vice-presidente do Confea, o eng. eletric. Evânio Nicoleit considerou que o Encontro de Comunicação é um evento que “reúne leveza e comprometimento, responsabilidade, pois tem a comunicação na veia. Todos se comunicam. Comunicação é uma das principais atividades humanas e a gente precisa muito de vocês no Confea”. Ele apontou ainda que acompanha o trabalho da área em diversos eventos, constando a desenvoltura dos profissionais da área em diversas linguagens. “É preciso comunicar acerca de todas as nossas ações e que não são poucas, desenvolvidas no Confea e em cada Crea”.

Vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, valorizou o trabalho dos profissionais de comunicação do Sistema
Vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, valorizou o trabalho dos profissionais de comunicação do Sistema

A busca pela unicidade de ações, ressaltada em todos os encontros, foi destacada ao lado da necessidade de os profissionais compartilharem os casos de sucesso de cada regional. “Não temos dúvida de que temos uma comunicação extremamente qualificada, compatível com o maior conselho profissional do país. A gente tem muitos desafios e propostas no âmbito do Sistema.
Por meio da comunicação, a gente se posiciona com a sociedade diante de grandes eventos como as eleições gerais, a Soea, desenvolvendo a nossa identidade”, disse, citando as campanhas previstas para 2023, como a 78ª Soea, ações para interiorização, ações para Engenharia, Agronomia, Programa Mulher, eleições e ações de mobilidade profissional. “Comunicação é um investimento para o nosso Sistema”, reforçou.

Gerente de Comunicação do Confea, Felipe Pasqualini apresentou elementos sobre as campanhas institucionais
Gerente de Comunicação do Confea, Felipe Pasqualini apresentou elementos sobre as campanhas institucionais

Gerente de Comunicação do Confea, o jornalista Felipe Pasqualini apresentou o Plano de Comunicação do Confea no segundo semestre de 2023. Destacando a representatividade do Conselho de Comunicação e Marketing, considerou o colegiado muito rico com uma participação bem diversa, que representa todo o Sistema. “Por isso, a gente acaba acertando as ações”, disse, apresentando a campanha em andamento, que tem como slogan “Os olhos do Sistema Confea Crea”, e as que serão divulgadas até o final da atual gestão.

Profissionais de todo o país participam do evento
Profissionais de todo o país participam do evento

“Como citado por todos, temos dado um espaço para as campanhas de interiorização. As campanhas têm um alcance maior do que as próprias capitais. O profissional se sente extremamente valorizado. A gente procurou ir para o interior, o que não é fácil”, disse, informando detalhes da campanha de divulgação da 78ª  Soea, a ser realizada este ano, contando também com investimentos do Crea-RS. “Temos um estúdio na Soea. Vamos prestigiar os veículos de comunicação, vamos dar uma contrapartida na parte de comunicação, unindo esforços para fazer dessa uma ótima Soea”, complementou a gerente de comunicação do Crea-RS, Denise Friedrich.

Gerente de Comunicação do Crea-RS, Denise Friedrich
Gerente de Comunicação do Crea-RS, Denise Friedrich

Felipe citou ainda as campanhas relacionadas aos grupos Agronomia e Engenharia, previstas para o final do ano. “A gente procura fazer diversas peças contemplando todas as engenharias” disse, apresentando detalhes sobre a aprovação e custos envolvidos com as campanhas publicitárias, inclusive nas redes sociais. “Outro trabalho interessante é o podcast semanal Confea em Ação, com jornalistas conceituados em que a gente aborda diversos assuntos. Temos um leque de possibilidades muito grande para abordarmos nesse programa de entrevistas, que tem um custo bastante razoável”, comentou Felipe Pasqualini.

Reconhecimento
O gerente de comunicação do Confea destacou ainda que o presidente Joel tem feito encontros com diversos segmentos que constituem o Sistema. “Isso é fundamental. Estamos no nosso quinto encontro, sendo o quarto presencial”, disse, lembrando que o Encontro havia sido o último evento do Confea antes da pandemia. “Encontros como esse são importantes, e vamos ter dois dias bem produtivos”, disse, citando a realização paralela do seminário eleitoral, o lançamento da Frente Parlamentar do Sistema Confea Crea e Mútua e o encontro das assessorias parlamentares na sequência.

Superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros
Superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros

O superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros, reforçou que a semana tem vários eventos importantes para o Sistema. “Os encontros técnicos vêm sendo trabalhados há cinco anos. Vamos ter 22 encontros este ano, além de eventos, seminários das comissões permanentes como o seminário Eleitoral, o seminário de Renovação do Terço. Desejo dias de muito networking. Muito bom ver o plenário cheio com pessoas tão importantes para o Sistema”, destacou.

Presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório
Presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório

Já a presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório,  manifestou sua satisfação em representar o Colégio de Presidentes no CCM que define toda a estratégia de divulgação do Sistema. “Tivemos avanços impressionantes na comunicação, é notório que a gente conseguiu atingir todos os nossos estados. A gente conseguiu interiorizar as nossas ações, o que facilita muito para nós que estamos na ponta. Fica mais fácil de a gente trabalhar. Estamos propagando informações importantes não apenas para os profissionais, mas para a sociedade, já que atuamos também em defesa da sociedade. Pra mim, além de melhorar a visibilidade interna, melhora a nossa comunicação para fora”.

Representante das coordenadorias de câmaras especializadas no CCM, eng. agr. Carminda Pinheiro
Representante das coordenadorias de câmaras especializadas no CCM, eng. agr. Carminda Pinheiro

A engenheira agrônoma Carminda Pinheiro, que representa as coordenadorias de câmaras especializadas, destacou que o CCM usa muito as discussões mantidas no Encontro. “Parabéns ao Confea porque daqui a gente tira produtos que são aplicados no dia a dia do CCM. Que tenhamos dois dias de muitos produtos para que a gente possa avançar bastante no próximo ano”, disse, ressaltando os avanços da comunicação do Sistema.

Engenheiro eletricista José Latrônico representa o Cden no CCM
Engenheiro eletricista José Latrônico representa o Cden no CCM

Por seu lado, o engenheiro eletricista José Latrônico comentou que “um encontro dessa natureza é muito importante e nós observamos que esse olhar externo é importante para fazer essa interação. São profissionais da mais alta qualidade. Tenho elogiado muito as peças publicitárias do Confea”. O representante do Colégio de Entidades Nacionais no CCM sugeriu ainda a necessidade de o Sistema se preparar com antecedência para a divulgação da COP 30, a ser realizada em Belém do Pará, em 2025.
Representante do Crea-AM no CCM, a jornalista Samara Ruiz agradeceu o convite. “É muito importante para que alavanquemos os nossos regionais”. Representante do Crea-PI no colegiado, a jornalista Anna Jescyka desejou a todos bom evento. “Trocar informações e networking sobre outros Creas, destacando o prazer de participar do grupo”.

Conselheiro federal Jorge Bitencourt
Conselheiro federal Jorge Bitencourt

Conselheiro federal e ex-integrante do CCM, o engenheiro eletricista Jorge Bitencourt também parabenizou a comunicação do Sistema. “É um trabalho profícuo e hercúleo para mostrarmos onde está o verdadeiro Brasil, essa interiorização da comunicação do Sistema. Temos observado um incremento da inserção do Sistema em todos os segmentos sociais e políticos do país. A Soea também tem sido contemplada com várias lideranças, assim como o Encontro de Líderes, personalidades que passam a conhecer as diretrizes que norteiam a nossa engenharia”.

Walter Bittar (Apar)

No período da tarde, a Assessoria Parlamentar (Apar), representada por Walter Bittar, apresentou a assessoria aos comunicadores. “Estamos trabalhando o reposicionamento institucional aliado ao planejamento estratégico e a Agenda 2030 da ONU”, esclareceu o cientista político. Bittar ainda analisou a importância da interação entre as assessorias parlamentares e de comunicação: “O trabalho realizado pelas assessorias parlamentares nos Creas, que são as bases eleitorais dos políticos, é importantíssimo para que tenhamos sucesso, assim como a divulgação por parte das assessorias de comunicação para que os profissionais e a sociedade saibam como estamos trabalhando”.

Secretária-executiva da Soea, Silvia Nunes Girardi

A secretária-executiva da Soea, Silvia Girardi, e a relações públicas do Crea-RS, Denise Friedrich, compartilharam com os comunicadores os andamentos dos preparativos da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).  “Os estandes este ano serão divididos por regiões e a ideia é que haja uma startup de cada estado, que será trazido pelo Sebrae”, explicou Friedrich.

A 78ª Soea será realizada de 08 a 11 de agosto, no Serra Park, em Gramado (RS).

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea


Estamos online das 7:30h às 13:30h!