Disponível em <https://creaac.org.br/presidentes-de-crea-do-norte-se-reunem-para-debater-sobre-melhorias-aos-profissionais/>.
Acesso em 25/04/2024 às 06h44.

Presidentes de Crea do norte se reúnem para debater sobre melhorias aos profissionais

Durante o encontro, foram discutidas propostas de atualização dos valores dos convênios para construção/reforma das sedes dos regionais.

29 de abril de 2021, às 15h14 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O primeiro dia de eventos do Crea Norte em Manaus aconteceu na ultima quinta-feira (22), e contou com a Primeira Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes dos Crea’s do Norte.

Presentes na reunião, estiveram a presidente do Crea-AC, engª. Civil Carmem Nardino, do Crea-AM, engº. civ. Afonso Lins, do Crea-AP, engº. civ Edson Kuwahara, do Crea-PA, engº. civ. Renato Milhomem, do Crea-RO, engº. ftal. Carlos Antônio Xavier, do Crea-RR, engº. civ. Neovânio Lima e o do Crea-TO, engº. civ. Daniel Iglesias.

Durante o encontro, foram discutidas propostas de atualização dos valores dos convênios para construção/reforma dos prédios dos Crea’s pela justificativa de aumento dos insumos por ocasião da pandemia, uma revisão ao Regimento Interno dos Crea’s do Norte, haja vista a defasagem de informações no Regimento, um compartilhamento de como estão sendo implantados os procedimentos pelos Crea’s devido aos apontamentos feitos pela auditoria e a atuação das entidades com a fiscalização de obras no período da pandemia.

Além disso, foi apresentado pelo presidente do Crea-TO, Daniel Iglesias, o programa de Cashback como benefício para os profissionais registrados no Crea, “O maior objetivo deste programa é regularizar os profissionais inadimplentes”, afirmou.

No segundo dia de evento do CreaNorte em Manaus, os Presidentes de Crea do Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins acompanharam por videoconferência a apresentação dos Programas de Trabalhos de três candidatos à Diretor Executivo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua. Sendo eles: Arício Rezende Silva, de Sergipe; Giucélia Figueiredo, da Paraíba e Carminda Pinheiro, do Acre.

O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea deve eleger dois membros no próximo dia 19 de maio, e o Plenário do Confea elege mais três membros no dia 25 de maio, sendo que nesse dia também é eleito, entre os cinco escolhidos, o diretor-presidente, ainda pelo Plenário.

Para finalizar o último dia de reunião do CreaNorte, coordenada pelo Eng. Ftal. Carlos Xavier, presidente do Crea-RO, foi apresentada uma proposta para um manifesto a favor da aprovação da PL 5829/19 que trata sobre o Marco Regulatório da Microrregião e Mini Geração distribuída no Brasil.

O encontro de Presidentes do Norte acontece a cada dois meses e tem como principal objetivo discutir assuntos de interesse regional e fortalecer, cada vez mais, o intercâmbio entre os Conselhos, para juntos, alinharem ações que tragam benefícios para os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências.

A presidente do Crea-AC Eng.ª Civil Carmem Nardino durante a reunião do Crea Norte.