Plenário do Crea-AC aprova a criação do Programa Mulher
30 de março de 2021, às 14h28 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Na Plenária, realizada no dia 30 de março, por videoconferência, os conselheiros do Crea-AC aprovaram por unanimidade o Programa Mulher do Crea-AC. O Programa criado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), visa atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável e equidade de gênero propostos pela ONU para 2030.
O Programa tem o propósito de fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e das geociências dentro das diversas entidades de classe, sindicatos, instituições de ensino e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Crea’s de todos os estados brasileiros e Distrito Federal, visando com isso a ampliação da participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema Confea/Crea/Mutua e entidades de classe.
Durante sessão conduzida pela presidente Engª Civil Carmem Nardino, estiveram presentes a gerente de Relacionamento Institucional do Confea e Secretária Executiva do Programa Mulher, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Fabyola Resende e a Conselheira Federal Michelle Ramos, representando o Presidente do Confea Joel Krüger.
Michelle explica que a iniciativa partiu do Confea e detalha “o presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger, chamou uma equipe coordenada pela Eng. Eletricista Fabyola Resende para organizar. Primeiro, foi feita uma radiografia de como está o Sistema, quantas mulheres participam, quantas estão em cargos diretivos e têm tomadas de decisões. A partir desta pesquisa, foi desenvolvido o Programa CREA Mulher, que busca valorizar e fomentar o ingresso de novas conselheiras, de mulheres em cargos de chefia e, cada vez mais, ocupar espaços de poder”.
A Conselheira Federal destaca “No plenário da federal, nós não tínhamos nenhuma mulher conselheira federal desde 2018. Agora temos duas, o que representa um percentual maior do que 10%”. Ainda na sessão plenária a Secretária Executiva a Eng. Eletric. e Seg. Trab. Fabyola destacou a importância dos conselhos com as Instituições de Ensino – “É muito importante a aproximação do Sistema com as universidades, porque muitas vezes o assédio começa na sala de aula, é um trabalho muito nobre, porque muitas estudantes sofrem caladas.”
O percentual de mulheres registradas no Crea-AC, até o ano de 2020, corresponde a 21% em relação ao total de profissionais com registros ativos. No Plenário do Crea-AC, no ano de 2021, dos 18 Conselheiros Titulares, 03 são mulheres. Diante dos dados, se apercebe que para alcançar a ampliação da participação feminina de forma protagonista no nosso conselho profissional, torna-se necessário fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e das geociências a nível local, ou seja, no âmbito do CREA-AC, e uma das formas é através da implantação do Programa Mulher do CREA-AC.
“A gestão 2021-2023 traz dados muito interessantes em relação à participação da mulher como protagonista no Sistema, uma vez que somos seis representantes mulheres no Colégio de Presidentes, duas a mais que na gestão anterior. E mais notável ainda no âmbito do nosso regional, tendo em vista que sou a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente do Crea-AC, sucedendo duas gestões consecutivas da Engª Agrônoma Carminda Pinheiro” , destacou a presidente do Crea-Ac Carmem Nardino.
O Programa Mulher no âmbito Crea-AC, irá envidar dialogar e articular com diferentes agentes da sociedade civil, lideranças do Sistema Confea/Crea/Mutua e entidades de classe, instituições de ensino, parlamentares, entre outros órgãos, visando propor formas de estimular o empoderamento feminino e a equidade de gênero no Sistema profissional. Para a sua operacionalização e melhor andamento do Programa Mulher do Crea-AC, foi também criado o Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-AC, compostos por oito mulheres profissionais representantes das entidades de classe, instituição de ensino, do e da Mutua.
Conheça as profissionais que integram o Comitê Gestor do Programa da Mulher do Crea-AC:
– I Presidente do Crea-AC
Eng. Civil Carmem Bastos Nardino
– II Diretoria da Mútua-AC
Eng. Agrônoma Soraya Elizabeth Valle D’Albuquerque Lima
– III Representante do Plenário do Crea-AC
Eng. Agrônoma Palmira Antônia Alves Cruz de Oliveira
– IV Universidade Federal do Acre – UFAC
Eng. Agrônoma Lya Januária Vasconcelos Beiruth
– V Associação dos Engenheiros do Estado do Acre – AEAC
Eng. Civil Rosa Maria de Souza Costa
– VI Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre – SINTAC
Tec. em Construção Civil – Edificações Aldenízia Santos Santana
– VII Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Acre – AEAEA
Eng. Agrônoma Maria Dalzenira Silva de França
– VIII Associação dos Engenheiros Florestais do Estado do Acre – AEFEA
Eng. Florestal Patrícia Pahl Siqueira Silva