Disponível em <https://creaac.org.br/o-dia-mundial-da-agua-e-as-contribuicoes-da-engenharia/>.
Acesso em 19/04/2024 às 06h45.

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA E AS CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA

22 de março de 2021, às 14h35 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No dia 22 de março, comemoramos o dia mundial da água e não podemos esquecer que o nosso amado Brasil é detentor da maior reserva de águas superficiais do planeta Terra. A sustentabilidade da economia brasileira é extremamente dependente de seus recursos hídricos e da biota aquática, através dos benefícios providos nesses ecossistemas aquáticos. Atualmente, cerca de 65% da energia no país é gerada através de usinas hidrelétricas e de acordo com informações da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), a agricultura brasileira, que contribui aproximadamente com 25% do PIB nacional, consome aproximadamente 750 mil litros de água por segundo, sem considerar o abastecimento de água potável para o consumo humano e o uso da água pelo setor industrial. O Brasil, com o apoio das diversas área da engenharia, utiliza diariamente sua disponibilidade hídrica para produzir insumos para todo o planeta, colocando o país no centro da discussão sobre o uso dos recursos hídricos. Não podemos deixar de reconhecer a importância da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos providos pelos ambientes aquáticos e, portanto, a segurança hídrica do país, não está garantida. Atualmente são observadas várias ameaças a esses ambientes naturais, a poluição ambiental e as mudanças no uso dos solos, assim como a mudança dos cursos de rios, o uso inadequado da água, os elevados desperdícios decorrentes da má gestão dos serviços públicos de abastecimento de água potável, as mudanças climáticas. Com apoio de diversas áreas do conhecimento, aonde destacamos a participação da engenharia brasileira, inúmeras instituições dos setores públicos e privados, inclusive os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA’s), as organizações não governamentais, têm produzido relatórios sobre o status da quantidade e qualidade da água no Brasil. Diante das ameaças vigentes e futuras para a manutenção desses benefícios, torna-se fundamental um esforço de síntese que ressalte os ambientes aquáticos como componente-chave para a biodiversidade, fonte de recursos hídricos, saúde e bem-estar da população brasileira. Neste dia comemorativo encontramos também uma oportunidade para o reforço da importância do papel das engenharias no uso consciente dos recursos hídricos. É também um momento oportuno para a engenharia brasileira ser reconhecida como contribuinte na organização das entidades gestoras desses recursos hídricos e também ser valorizada pela contribuição de milhares de engenheiros atuando em todos os estados brasileiros, como profissionais da água.