Disponível em <https://creaac.org.br/indicados-do-crea-ac-sao-homenageados-na-77a-soea-em-goiania/>.
Acesso em 23/04/2024 às 15h13.

Indicados pelo Crea-AC são homenageados na 77ª SOEA em Goiânia

O eng. agrônomo Eufran Ferreira do Amaral e o eng. civil Luiz Alípio de Moraes Nunes são homenageados em Goiânia durante Semana Oficial de Engenharia e Agronomia

6 de outubro de 2022, às 12h18 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na tarde da última quarta-feira, engenheiros(as), agrônomos(as) e geocientistas participantes da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), lotaram o auditório vermelho do Centro de Convenções de Goiânia para acompanhar a tradicional homenagem aos profissionais que de alguma forma contribuíram para a melhoria da qualidade de vida, para o desenvolvimento nacional e/ou tecnológico e para o aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua.

As Honrarias do Sistema, criadas em 1958, se dividem em Medalha do Mérito, para a congratulação dos profissionais vivos, conselhos de fiscalização profissional, entidades de classe e instituições de ensino; e Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, constituindo-se na manifestação de reconhecimento do Sistema ao profissional e aos familiares.

Engenheiro civil Luiz Alípio de Moraes Nunes

O eng. civ. Luiz Alípio dedicou mais de quatro décadas à engenharia, seja atuando em campo ou lecionando e promovendo a profissão entre os discentes. No Sistema Confea/Crea desempenhou diversas funções, como conselheiro regional, diretor de Engenharia da Associação dos Engenheiros do Estado do Acre e presidente do Crea Acre nos anos de 2007 e 2008, sempre contribuindo para a valorização da categoria e o desenvolvimento do Acre por meio da Engenharia.

Erik Nunes filho do eng. civ. Luiz Alípio recebendo a homenagem do Mérito. (Foto: Daniel Lobato, Crea-AC)

Em sua passagem pelo Crea Acre promoveu mudanças significativas que tornaram o Regional mais dinâmico e eficiente, o que é reconhecido por todos os profissionais registrados daquela época. Vale um contexto histórico, em dezembro de 1977, o Confea, por meio da Resolução 251, que dispunha sobre a nova designação dos Creas, determinava que os Conselhos Regionais passariam a ser designados com o nome da Federação onde tivessem sua sede. Assim, o Crea da 22ª Região passou a ser Crea AC/RO. Em sua atuação no Sistema Confea/Crea e Mútua, Alípio foi um dos primeiros engenheiros do Crea Acre, e tomou posse como conselheiro suplente em 1979.

Segundo o professor Antônio de Lima Furtado, que também foi conselheiro do Crea-AC, Luiz Alípio era um paraense que chegou ao Acre, na década de 1970, e, em seguida, foi ser professor na universidade do estado. “Juntos montamos o curso de tecnologia e o de engenharia civil, em que foi coordenador mais de uma vez. Inclusive ele foi conselheiro do Crea-AC representando à universidade. Lecionar era motivo de grande entusiasmo para ele.”

Engenheiro agrônomo Eufran Ferreira do Amaral

Nas homenagens deste ano temos também o egresso do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Acre e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Acre, Eufran Ferreira do Amaral. Um dos grandes homenageados com a Medalha do Mérito, pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, pelos relevantes serviços prestados junto a sociedade acreana.

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa-AC recebeu a medalha de Láurea ao Mérito pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, por indicação da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Acre AEAEAC e aprovado pelo plenário do Crea- AC. O reconhecimento digno se faz em virtude de sua trajetória acadêmico profissional como professor, pesquisador e secretário de Estado.

Eufran Ferreira do Amaral foi aluno do Curso de Engenharia Agronômica da Ufac, campus sede no período de 1988 a 1992; professor substituto na área de Ciência do Solo nesta Ifes no período de 1992 a 1997; e, desde 1997 atua como pesquisador da Embrapa Acre, onde vem desenvolvendo um excelente trabalho, a destaque o período de 2013 a 2021, em que esteve à frente da unidade como chefe geral.

Eng ag. Eufran do Amaral recebendo a homenagem do Mérito. (Foto: Daniel Lobato, Crea-AC)

Além de estudar a relação solo x homem no ambiente amazônico, Eufran Ferreira do Amaral coordenou vários projetos de pesquisa que lhe possibilitaram um olhar crítico e uma forte inserção na política ambiental do estado do Acre, onde também deixou o seu legado como Secretário Estadual do Meio Ambiente.

“Ver o trilhar de nossos egressos, sobremaneira o reconhecimento nacional nessa magnitude muito orgulha nossa Ufac, em especial o Curso de Engenharia Agronômica e nos inspira enquanto profissionais.” Comenta a professora do curso de Agronomia da UFAC e conselheira do Crea-AC, Dra. Lya Beiruth.

O Sistema Confea/Crea e Mútua presta homenagem a esses profissionais que tanto contribuíram para o desenvolvimento da região Norte, pelos relevantes serviços prestados à engenharia e ao país.