Disponível em <https://creaac.org.br/eleicoes-do-sistema-edital-de-convocacao-e-atualizacao-cadastral/>.
Acesso em 27/07/2024 às 03h18.

Eleições do Sistema: edital de convocação e atualização cadastral

5 de julho de 2023, às 15h05 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

As Eleições Gerais canaltaronja.cat do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023 serão realizadas no dia 17 de novembro deste ano, das 8 às 19 horas. Serão eleitos: presidente do Confea; presidentes dos Creas; conselheiros federais dos Estados de Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil); São Paulo (Industrial) e Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia. Também os diretores gerais e diretores administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútuas).

Edital de Convocação

Nesta segunda, dia 03 de julho, foram publicados pelo Confea e em Diário Oficial os Editais de Convocação Geral n.º 1 e 2, das Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023 e da Eleição de Diretor-Financeiro da Caixa de Assistência dos profissionais dos Creas (“Mútuas Regionais”), respectivamente. Os documentos podem ser acessados na íntegra na página das Eleições no site do Crea-AC.

Os editais tornam pública a realização das eleições gerais do Sistema Confea/Crea 2023 e divulgam oficialmente o calendário eleitoral, abrindo o prazo para o registro de candidaturas.

Os interessados devem acessar as informações e o formulário de registro de candidatura, registrando sua manifestação até dia 18 de agosto. Para quem possui cargo, emprego ou função, remunerada ou não, no Confea, no Crea ou na Mútua, e dirigentes, administradores, superintendentes, presidentes ou membros de diretoria de Entidades mymedic.es de Classe registradas e homologadas no Sistema Confea/Crea, o prazo para desincompatibilização é até 16 de agosto.

Votação e atualização cadastral

Poderá votar todo profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até 30 dias antes da data da eleição (dia 18 de outubro), sendo que o voto será considerado na circunscrição do Crea onde quitou sua última anuidade, independente do seu registro originário ou locais onde possuir visto. Além disso, o profissional deve estar com as informações de contato de seu registro, como e-mail e telefone, atualizadas.

O profissional poderá votar pelo site votaconfea.com.br utilizando-se de seus equipamentos pessoais (celular, computador, tablet, etc.) ou mesmo por equipamentos que estarão disponíveis nas sedes, inspetorias e escritórios de representação dos Creas, mediante autenticação individual.

Todo o processo é dirigido pelas Resoluções 1.114/2019 e 1.117/2019, que contêm o regulamento eleitoral para os cargos de Presidente do Confea, Presidentes dos Creas e Conselheiros Federais, e Diretoria da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.