Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/elas-em-cena-3a-edicao-energia-profissional-feminina/>.
Acesso em 28/04/2024 às 11h48.

Elas em Cena 3ª Edição: Energia Profissional Feminina Atuando na Geração e Distribuição de Energia

18 de março de 2024, às 10h12 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Na sexta-feira 15 de março, no auditório do e-Amazon aconteceu a terceira edição do evento Elas em Cena em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Esta edição do Elas em Cena, se aproximou dos profissionais das áreas da agronomia, engenharia e geociências, assim como busca contemplar todas as áreas de atuação, o evento se mostra cada vez mais nítido em cada edição.

O evento contou com a presença de ex-presidente, representantes da Mútua-AC , Conselheiros, Diretores e profissionais do Sistema, representantes de entidades e Instituições de Ensino, professores, acadêmicos e colaboradores. A edição de 2024 teve mais de 200 inscrições e contou com o envolvimento de mais de 160 participantes.

A história

Desde sua criação em 2022 pelo Programa Mulher do Crea-AC, a cada ano o evento Elas em Cena se renova na semana do Dia da Mulher, com o objetivo de compartilhar experiências e trocar informações, buscando o aprendizado permitido cada vez mais a aproximação das acadêmicas com as profissionais e as barreiras no mercado de trabalho.

O Programa Mulher é um dos principais compromissos da gestão da presidente Carmem Nardino à frente do Crea-AC. Alinhados ao propósito de defesa e valorização das profissões nas áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. “buscamos motivar a atuação feminina no âmbito do Sistema Confea/Crea e Mútua, bem como fortalecer a representatividade nos cargos de liderança com a presença mais equilibrada das mulheres nas profissões registradas no Sistema.” comentou a presidente Nardino.

Homenagens

O Crea-AC possui atualmente em seus registros 7.180 profissionais com registros ativos, dos quais, 1.211 são profissionais mulheres, uma representação equivalente a 17%. 1% a menos de representação feminina, que o ano passado, em que alcançávamos o índice de 18%. O trabalho desenvolvido pelo Conselho em prol da equidade de gênero, alinhados às ODS’s nº 5 e 10, da Agenda 2030 da ONU, tem dado fruto internamente. Novas lideranças femininas têm surgido e têm feito a diferença no processo. Seguimos no 4º mandato exercido por uma presidente mulher, 30% da composição plenária é constituído por representações femininas, 50% das Coordenadorias de Câmaras são lideradas por conselheiras, 60% da composição da Diretoria do Crea-AC é constituída por profissionais mulheres.

Internamente, o Conselho tem compreendido a importância do fazer técnico-profissional feminino, e externamente tem atuado fortemente em defesa da pauta, por meio de ações como esta, promovendo eventos que possam reunir o poder executivo, legislativo, educacional, lideranças, profissionais, acadêmicas para apresentar-lhes o potencial produtivo do fazer feminino, e do efeito disto no setor que compreende o diferencial do exercício profissional de modo equitativo.

O Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-AC reconhece a importância histórica de se valorizar as profissionais mulheres que exerceram e exercem o seu fazer em prol do desenvolvimento do Estado do Acre, e em parceria com a Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências do Acre (Ameag-AC), homenageamos às Representações Femininas que no Conselho foram pioneiras no exercício do setor elétrico em nosso estado e foram profissionais destaque no exercício de 2023.  Como a primeira engenheira eletricista com Registro no Crea-AC, foi homenageada Maria Jane Ribeiro Damasceno.

Dando continuidade as homenagens, vem a categoria de profissionais mulheres que mais emitiram ART no ano de 2023, na modalidade Engenharia Civil, a homenageada foi Micaelle Maia Coelho de Oliveira, na modalidade Engenharia Mecânica, a homenageada foi Vanderleia Borges dos Santos. Na modalidade Tecnóloga, a homenageada foi Antônia Fernandes Martins, na modalidade Engenharia Elétrica, a homenageada foi Tainá Cristina Queiroz da Silva, na modalidade Engenharia Florestal, a homenageada foi Inez Tiziana de Melo Onofre, na modalidade Engenharia Agronômica, a homenageada foi Rayany Andrade Martins, na modalidade Engenharia De Segurança Do Trabalho, a homenageada foi Odicleia Câmara da Costa e fechando essa categoria na modalidade Geociência, a homenageada foi a profissional Solange Pereira de Moraes.

Foram homenageadas também as Instituições de Ensino e Entidades de Classe com Representação Feminina no Conselho, as homenageadas foram: Universidade Federal do Estado do Acre – Ufac, Centro Universitário Uninorte,  Associação dos Engenheiros do Estado do Acre – AEAC, Associação do Engenheiros Agrônomos – AEAEAC, Associação do Engenheiros Florestais do Estado do Acre – AEFEA e Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre – SINTAC, além da colaboradora do Crea-AC, Adriana Saraiva que se destacou no apoio às ações de equidade de gênero no sistema.

Por fim foram homenageadas as instituições parceiras que foram destaques no apoio às ações de equidade de gênero no sistema, o Grupo Energisa, o e-Amazônia, a FIEAC e a Empresa Agro com elas.

 

Programação

Como parte da programação alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, tivemos a mesa redonda Grupo Energisa Acre: Energia Feminina atuando no processo de geração/distribuição de energia no estado do Acre, composta pelas engenheiras eletricistas Izabelly K. P. Saturnilho, Elizângela Sousa da Silva e Leiliane Nascimento de Oliveira que atua como Eletricista de distribuição na Energisa Acre.

Após pausa tivemos a palestra: Ser mulher, engenheira e pesquisadora no setor elétrico, um case de sucesso, ministrada pelas engenheiras eletricistas Aline Gallina, Caroline Vieira e Nadine Santos, do eAmazônia. Finalizando com a oficina: A energia despendida por mulheres: do privado ao profissional, ministrada pela palestrante Fabiana Nogueira Chaves, jornalista e doutora em educação.

Elas em Cena 3ª Edição foi Organizado pelo Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-AC, junto com a Associação de Mulheres  da Engenharia, Agronomia e Geociências do Acre – Ameag/AC em parceria com a Mútua-AC. Teve como seus apoiadores: Energisa, eAmazônia, UFAC, Agro com Elas, ABEE, AEFEA, SENGE, SINTAC e AEAC.


Estamos online das 7:30h às 13:30h!