Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/desafios-e-oportunidades-do-mercado-das-engenharias-e-agronomia/>.
Acesso em 25/04/2024 às 01h13.

Desafios e Oportunidades do mercado das Engenharias e Agronomia

Em noite bastante movimentada palestrantes puderam expor o que tem de novo e o que pode-se esperar das engenharias e agronomia para 2023.

16 de dezembro de 2022, às 13h51 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No dia 11 de dezembro, comemora-se o Dia do Engenheiro, que surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor no Brasil. Além disso, o decreto criou o sistema Confea/Crea para fiscalizar e orientar o exercício da profissão no governo de Getúlio Vargas. Nesta quarta-feira dia 14 de dezembro o Crea-AC em parceria com a Uninorte e apoio da Mútua-AC, realizaram um ciclo de palestras com o tema: Desafios e Oportunidades do mercado das Engenharias e Agronomia.

A mesa de abertura foi composta pela presidente eng. civ Carmem Nardino, pelo coordenador do curso de engenharia da Uninorte o eng. eletric. Fábio Reis, o Diretor Geral da Mútua-AC, eng. eletric. Luciano Sassai, e os palestrantes: eng. agro. Cirleudo Alencar Secretário De Infraestrutura – Seinfra, o eng. agro. Evandro Orfanó, Pesquisador Embrapa e o eng. eletric. Assurbanipal De Mesquita, Secretário De Indústria, Ciência E Tecnologia – Seict. A presidente Carmem Nardino falou da importância da realização do evento, “Estar ciente sobre tudo que envolve as engenharias no nosso estado, e poder entender as oportunidades que o mercado das Engenharias e Agronomia tem a oferecer nesse ano que estar por vir é o principal objetivo de nosso encontro, e não poderíamos deixar de fora profissionais tão importantes para o nosso estado, as palestras serão de alto nível”, comentou Carmem Nardino em sua fala inicial.

Após falas iniciais do dispositivo de honra, foi dado início as palestras alusivas ao dia do Engenheiro, iniciando com o eng. agro. Cirleudo Alencar Secretário De Infraestrutura – Seinfra com a palestra Cenário Atual das Obras Públicas do Estado do Acre. O secretário demonstrou em sua apresentação como é dividido os Eixos de Desenvolvimento da Infraestrutura do estado e como as obras estão divididas por cidade. Finalizou com a projeção de obras pra 2023, de acordo com o tema do evento.

Eng. agro. Cirleudo Alencar Secretário De Infraestrutura durante sua apresentação.

O tema da segunda apresentação foi: Manejo Florestal 4.0, Caminhos para automação do planejamento, pelo eng. agro. Evandro Orfanó, que apresentou os avanços das pesquisas e tecnologias desenvolvidas no estado. Na ocasião o engenheiro mostrou a importância da evolução dos drones, computadores e como a Inteligência Artificial (A.I) tem ajudado o agronegócio acreano e Brasileiro.

Eng. agro. Evandro Orfanó, Pesquisador Embrapa durante sua apresentação.

Por fim, fechando as palestras do Dia do Engenheiro, o eng. eletric. Assurbanípal Barbary de Mesquita, Secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia – SEICT, apresentou: Acre, Uma Visão Para o Desenvolvimento demonstrando as oportunidades de negócios no ramos das engenharias e agronomia para 2023.

Eng. eletric. Assurbanípal Barbary de Mesquita durante sua apresentação.

Por fim foi aberto as perguntas para os palestrantes e falas finais. O evento teve uma boa participação dos alunos da Uninorte e profissionais das engenharias que puderam ter um parâmetro sobre as oportunidades do mercado acreano e nacional para 2023.

Foto final com boa parte dos participantes do evento.

 

 

 


Estamos online das 7:30h às 13:30h!