Disponível em <https://creaac.org.br/crea-mg-recebe-o-colegio-de-presidentes-e-comemora-90-anos/>.
Acesso em 06/05/2024 às 04h44.

Crea-MG recebe o Colégio de Presidentes e comemora 90 anos

17 de abril de 2024, às 15h21 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Teve início nesta terça-feira (16/4), a terceira reunião do ano do colegiado que reúne todos os presidentes dos Creas, do Confea e da Mútua – o Colégio de Presidentes (CP), que nesta semana ocorre em Belo Horizonte (MG). Entre os itens da abertura da reunião, o presidente do Confea ministrou a apresentação de cem dias de gestão frente ao Federal. “O meu esforço é no sentido de enxergar o Sistema como um Sistema e não como entidades individuais. Em três anos queremos entregar o Sistema muito diferente do que pegamos, essa é nossa meta”.

Na ocasião ele pontuou as restruturações feitas no próprio CP, no Encontro de Líderes, no edital de patrocínios e na estrutura administrativa, sempre no intuito de encontrar dinamismo e efetividade nas ações. A chefe de Comunicação Digital do Confea, Marina Mattus, apresentou a transformação pela qual a estratégia de conteúdos do Confea está passando.

Vinicius abordou, ainda, a ABNT Ilimitada, a participação na Feicon e a Frente de Valorização Profissional, plataforma online com o objetivo de estimular denúncias referentes a editais de concursos que não cumprem o salário mínimo profissional ou exorbitem das atribuições técnicas das vagas. Ao todo, até o momento, foram registradas cerca de 1,2 mil denúncias.

Por fim, compartilhou com os demais presidentes suas expectativas de realizações para os próximos meses, como a Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, pesquisa sobre o perfil dos profissionais da área tecnológica, o 1º Hackathon Nacional e o registro único (e o consequente fim do visto profissional). Esse último item rendeu longo debate entre os participantes do colegiado, pois é um anseio de longa data dos profissionais, mas exige uma operacionalização delicada.

Em seu discurso de abertura, o anfitrião do evento, o presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio, agradeceu aos colegas por terem aprovado a realização da reunião na capital mineira no momento em que o regional comemora seus 90 anos de existência. No dia anterior foi realizada uma solenidade celebrativa na Assembleia Legislativa e todos os dirigentes puderam participar. “Temos que trabalhar essa união. Como temos crescido, a discussão no CP tem avançado muito. Continuemos nesse diálogo constante, que melhoremos cada vez mais, trazendo benefícios para a sociedade e para os profissionais”.

OS 90 anos do Crea-MG

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) celebra, em 2024, 90 anos de história. Desde a sua instalação, o Conselho mineiro tem sido um pilar fundamental no desenvolvimento e na fiscalização das profissões de engenharia, agronomia e geociências, protegendo a sociedade contra a prática ilegal de atividades técnicas.

Para marcar a data, ocorreu uma série de comemorações neste mês de abril. A primeira foi realizada nesta segunda-feira, 15/04, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com uma Reunião Especial de Plenário e entrega de uma Placa Comemorativa para homenagear o Crea-MG por seus 90 anos de criação. A solenidade contou com a participação dos presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), dos 27 Creas e de outros conselhos profissionais, além de parlamentares e lideranças da engenharia, da agronomia e das geociências.

Foto — Presidente do Confea e alguns presidentes de Crea’s na cerimonia de 90 anos do Crea-GM. Crédito — Divulgação Crea-MG.
Na oportunidade, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, destacou os avanços na prestação de serviços, a modernização do atendimento e o aprimoramento de suas atividades finalísticas, além do esforço para estar cada vez mais próximo dos profissionais. “O nosso estado é muito diverso, cada região com sua particularidade, mas todas elas com a presença muito forte das geociências, da agronomia e da engenharia. Nossas profissões são a força motriz do progresso. Elas desempenham um papel crucial na construção e no avanço das infraestruturas que impulsionam nossa economia. Nesse sentido, a nossa preocupação é estar junto do profissional, oferecendo todo o apoio necessário e sendo uma referência para sua atuação”, afirmou.

Também o presidente do Confea, engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese, falou da importância dos profissionais no desenvolvimento e do compromisso do Conselho Federal em oferecer ferramentas cada vez melhores para que eles cumpram seu papel. “Nós precisamos percorrer um caminho que talvez, em 90 anos, ainda não percorremos. Que é estar próximo do profissional no dia a dia. Na transformação dos municípios, na transformação dos estados e desse país tão diverso. Eu não tenho dúvida que o alicerce para essa transformação passa pela agronomia, pela engenharia, pela geociências, passa pelas nossas profissões, passa pelas empresas que estão sob o nosso guarda-chuva.  E aí, o nosso papel como gestor é de transformarmos o Sistema em uma ferramenta que simplifique, que facilite a vida do profissional, de quem realmente gera riqueza do país”, enfatizou.