Disponível em <https://creaac.org.br/crea-acre-celebra-o-reconhecimento-de-seus-profissionais-no-evento-icones-da-amazonia-2024/>.
Acesso em 15/07/2024 às 21h32.

Crea-AC celebra o reconhecimento dos profissionais da Engenharia no evento Ícones da Amazônia 2024

5 de julho de 2024, às 13h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No dia 29 de junho, a Câmara Brasileira de Cultura, em parceria com a Academia de Ciência e Artes, promoveu  a segunda edição do evento Ícones da Amazônia 2024, realizado na ALFA Jardim, em Rio Branco, Acre. A iniciativa anual tem como objetivo reconhecer e celebrar personalidades e instituições que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento social, cultural e econômico da região amazônica.

Este ano, a cerimônia homenageou 38 personalidades, entre elas, três engenheiros profissionais do Crea-AC que se destacaram por suas atuações em suas áreas de expertise:

Eng. Eletricista Edlaison Pimentel
– Honraria: Cruz do Mérito da Engenharia, Grau de Comendador.
– Posição: Vice-presidente pelo CREA-ACRE

Eng. Florestal Érica Mendonça
– Honraria: Cruz do Mérito Ambiental, Grau Dama Comendadora.
– Posição: Engenheira Florestal

Eng. Agrônoma Almecina Balbino
– Honraria: Cruz do Mérito da Amazônia, Grau Dama Comendadora.
– Posição: Engenheira Agrônoma

A cerimônia foi marcada por momentos de grande emoção e gratidão. Os homenageados expressaram sua satisfação por receberem o reconhecimento por seus trabalhos e destacaram a importância de suas áreas de atuação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Edlaison Pimentel expressou com entusiasmo: “Agradeço à Câmara Brasileira de Cultura e à Academia de Ciência e Artes por esta honraria tão significativa. É uma imensa honra receber a Cruz do Mérito da Engenharia. Esta noite será inesquecível para mim e minha família! Estar ao lado de tantas personalidades que fazem a diferença no desenvolvimento do nosso Estado é uma enorme inspiração para que continuemos inovando no setor elétrico com projetos de energias limpas e renováveis, sempre alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.”

Érica Mendonça afirmou: “Agradeço profundamente à Câmara Brasileira de Cultura por esta honraria e a todos que têm sido parte fundamental da minha jornada profissional, especialmente à Embrapa Acre, ao meu orientador Evandro Orfanó, à Universidade Federal do Acre, à Associação dos Engenheiros Florestais do Acre e ao Instituto de Meio Ambiente do Acre.”

Almecina Balbino ressaltou: “A honraria me enche de gratidão. Com esforço e dedicação, atingimos nossos objetivos, contribuindo com a formação de recursos humanos e pesquisas sobre a biodiversidade amazônica. Este reconhecimento é uma homenagem ao nosso compromisso com a educação, pesquisa e extensão, e uma fonte de orgulho para a comunidade acadêmica e nosso grupo de pesquisa. A Certificação como Dama Comendadora mostra a importância da Universidade, e que nossos trabalhos como professores, vale a pena.

Em nome do Crea-AC, Carmem Nardino parabeniza todas as personalidades homenageadas no evento Ícones da Amazônia 2024, com destaque especial para todos os profissionais da engenharia.