Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-tem-agenda-em-brasilia-com-a-ministra-de-meio-ambiente-marina-silva/>.
Acesso em 18/05/2024 às 23h45.

Crea-AC tem agenda em Brasília com a Ministra de meio ambiente Marina Silva

29 de agosto de 2023, às 16h19 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na manhã da segunda-feira 28 de agosto, a comitiva do Crea-AC liderada pela presidente em exercício do Crea-AC, eng. agr. Lya Beiruth, esteve reunida com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva. Também integraram a comitiva o presidente do Confea em exercício eng. eletric. Evânio Nicoleit, o professor da UnB eng. agr. Henrique Chaves; a representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. amb. e civ. Liane Costa; o gerente de Relações Institucionais, eng. amb. Renato Muzzolon Jr; os assessores parlamentares do Confea eng. civ. José Maria Soares, Raniery Paulino e Ronaldo de Queiroz do Crea-AC.

A audiência extremamente positiva teve como objetivo aproximar as ações desenvolvidos pelo sistema Confea-Crea e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Na ocasião foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Programa Mulher em prol da equidade de gênero além da entrega do material do programa, ressaltando o cuidado que a atual gestão do sistema Confea/Crea e Mútua têm tido com nossas profissionais mulheres. No encontro, além de pautas sobre Recuperação de Áreas Degradadas e Energias Renováveis o presidente em exercício do Confea Evânio Nicolait oficializou o convite à ministra para participar do “Workshop sobre Atuação Profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências em Questões Ambientais” & “Audiência Pública para o atendimento aos Objetivos da Comissão Temática do Meio Ambiente/Confea” que acontecerá em outubro deste ano.

Presidente Evânio Nicloeit e ministra Marina Silva

Nicoleit expressou a importância do evento, destacando sua relação direta com o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente. “O evento, que servirá para subsidiar Comissão Temática do Meio Ambiente (CTMA) do Confea, terá como tema: ‘Engenharias, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Onde Estamos e para onde Vamos?’”, detalhou o presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit.  O conselheiro e coordenador da CTMA, eng. agr. Luiz Antônio Lucchesi completou: “Temos como objetivo reunir representantes da sociedade civil, organizações não governamentais e entes públicos visando identificar ameaças e oportunidades, bem como acolher propostas de aperfeiçoamento da atuação dos profissionais abrangidos pelo Sistema Confea/Crea nas áreas relacionadas a questões referentes ao meio ambiente”. O evento está marcado para os dias 04 e 05 de outubro e acontecerá no Auditório da Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB).

Presidente do Crea-AC em exercício Lya Beiruth durante agenda com ministra Marina Silva

A presidente Lya Beiruth expressou a importância do evento, destacando a importância das mulheres em cargos de alto escalão e o quanto esse papel influencia positivamente as mulheres que buscam essas posições de destaque. “Existe uma premissa que mulheres empoderadas empoderam mulheres. Poder estar hoje como presidente em exercício do meu Conselho, diante da nossa Ministra do Meio Ambiente, a acreana Marina Silva, um ícone do empoderamento feminino mundial, intermediando uma audiência junto a presidência do Confea, foi mais que uma responsabilidade com o exercício profissional da Engenharias, Agronomia e Geociências, foi uma grata honra.”

Durante a reunião, também foram abordados outros temas relevantes, como a recuperação de áreas degradadas, energia de fontes renováveis e a matriz energética. Representantes do Confea e integrantes do Ministério discutiram esses tópicos de cipf-es.org maneira técnica e construtiva.

Daniel Lobato Crea-AC
Com informações da Comunicação do Confea