Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-renova-diretoria-empossa-conselheiros-e-define-camaras-especializadas/>.
Acesso em 01/05/2024 às 10h44.

Crea-AC renova diretoria, empossa Conselheiros e define câmaras especializadas

16 de janeiro de 2024, às 22h17 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre – Crea AC – realizou nessa terça-feira (16) a 508ª sessão plenária, estatutária, para indicação e homologação do vice-presidente e eleição da diretoria. Compuseram a mesa diretiva a Presidente do Crea-AC Carmem Nardino e o diretor Geral da Mútua-AC Luciano Sasai, acompanhados do conselheiro federal Aysson Rosas durante a cerimonia de posse. A solenidade se iniciou com a entrega de certificados de Reconhecimento Público aos diretores com final de mandato em 2023.

Tecg.ª em Const Civil Jackline da Silva, diretor geral da Mútua eng. eletric. Luciano Sasai, presidente eng. civ. Carmem Nardino, eng. agro. Lya Beiruth e o eng. eletric. Edlailson Pimentel.

Após as apresentações dos conselheiros coordenadores, o plenário aceitou o pedido de renuncia do engenheiro civil Ítalo Lopes, representante do Centro Universitário do Norte – UNINORTE , e em sua substituição tomou posse no plenário do Crea-AC a conselheira engenheira civil Daniela Tamwing, com mandato de 16 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2024.

Dando continuidade a sessão, os conselheiros Antônio Furtado e Joaquim Júnior, apresentaram relatórios das comissões de Ética e Segurança do Trabalho, na qual foram coordenadores.

Em seguida se iniciou a posse dos novos conselheiros titulares e suplentes, com mandato de 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026. Representantes da Associação dos Engenheiros do Estado do Acre -AEAC, foram empossados:

• Como conselheiro titular o engenheiro civil Joaquim Ferreira do Nascimento Junior e seu suplente o engenheiro civil Stênio Souza de França(ausente).
  • Como conselheira titular engenheira civil Rosa Maria de Souza Costa e seu suplente engenheiro civil Samuel Alencar Cavalcante.
  • Como conselheiro titular o engenheiro civil Raílson Antônio Pontes de Assis e seu suplente o engenheiro civil Raphael Vitorio Nóbrega Balbino(ausente).
  • Como conselheiro titular o engenheiro eletricista Leonardo Carneiro Fontinele Alves e como seu suplente o engenheiro eletricista Jesse Melo dos Santos(ausente).
  • Como conselheira titular engenheira mecânica Paula Sales da Silva e como seu suplente o engenheiro mecânico Dorival Shigueru Jujiike.

Representantes da Associação dos Engenheiros Florestais do Estado do Acre -AEFEA, foram empossados:

• Como conselheiro titular o engenheiro florestal Marcos Augusto Rino Barreto da Silva Nen e seu suplente o engenheiro florestal Adenilson De Sousa Viana
  • Como conselheira titular o engenheira florestal Gabriely Viana dos Santos e seu suplente o engenheiro florestal Erivelton dos Santos Lima (ausente)
  • Como conselheiro titular o engenheiro florestal Edimilson Marques de Araújo e como seu suplente o engenheiro florestal Roberto França Silva

Representantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Acre – AEAEAC, foram empossados:

• Como conselheiro titular o engenheiro agrônomo Quirino Henrique Lima Garcia e como sua suplente a engenheira agrônoma Aldenice Santos de Lima Souza (ausente).

Após as posses, seguindo o Art. 89 do Regimento Interno do Crea-AC a presidente Carmem Nardino indicou o conselheiro Edlailson Pimentel para a vice-presidência do Crea-AC, homologado por unanimidade do plenário, que em seguida elegeu os conselheiros que vão compor a diretoria durante o ano de 2024. A diretoria ficou composta assim: 1ª Diretora Financeira Rosa Maria de Souza Costa, 2ª Diretora Financeira Jackline Maria da Silva e Antônio de Lima Furtado como Diretor Administrativo. Após composição de diretoria foi realizada a eleição das comissões permanentes , que ficaram compostas assim:

• Comissão de Ética Profissional – CEP , terá como coordenadora a conselheira Lya Beiruth.
  • Comissão de Orçamento e Tomada de Contas – COTC, terá como coordenador o conselheiro Glayton Rego.
  • Comissão de Renovação do Terço – CRT, terá como coordenadora a conselheira Rosa Costa.
  •  Comissão de Educação e Atribuição Profissional – CEAP, terá como coordenador o conselheiro Antônio Furtado.

Já as comissões especiais, foram compostas assim:

• Comissão do Mérito – CM, terá como coordenadora a conselheira Lya Beiruth.
  • Comissão do Crea-Jr , terá como coordenadora a conselheira Daniela Tamiwing.

Por fim foram eleitos os Coordenadores de Câmaras Especializadas iniciando pela Câmara Especializada de Engenharia Civil. As câmaras especializadas foram compostas desde modo:

CEEC – Câmara Especializada de Engenharia Civil.
Coordenador: Eng. civ. Raílson Pontes
Coordenador Adjunto: Eng. civ. Jose Maria Leao do Amaral

CEA – Câmara Especializada de Agronomia;
Coordenadora: Eng. agr. Quirino Henrique
Coordenador Adjunto: Tecg. em heveicultura José Jesus Santos Lima

CEEM – Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e Mecânica
Coordenadora: Eng. mec. Paula Sales