Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-realiza-vistoria-tecnica-em-silo-graneleiro/>.
Acesso em 26/04/2024 às 18h28.

Crea-AC realiza Vistoria Técnica em Silo Graneleiro

Equipe foi designada após desabamento de uma das torres do silo graneleiro na Vila Pia e região, em Senador Guiomard.

4 de junho de 2021, às 8h19 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na manhã do dia 13 de maio de 2021, a equipe de conselheiros e fiscal do Crea-AC, em parceria com a Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre – SEPA, se deslocaram até o silo graneleiro localizado na Vila Piá na BR 317 Km 58 sentido Boca do Acre-AM para realizar vistoria técnica nas estruturas do silo graneleiro.

Ao todo, este complexo de armazenagem de grãos conta com quatro torres confeccionadas com estruturas metálicas, com capacidade para até 26 mil sacas de grãos cada. A torre que desabou armazenava 18 mil sacas.  No dia da visita a equipe de técnicos da SEPA e funcionários da Cooperativa que administra o local faziam a retirada dos grãos que estavam armazenados.

Integraram a equipe do Crea-AC os conselheiros engº civil Glayton Rego, engº eletricista Leonardo Carneiro, engª agrônoma Palmira Cruz e o engº agrônomo Quirino Henrique, acompanhados pelo fiscal Weliton Ribeiro e pelo assessor de comunicação Daniel Lobato, a equipe foi acompanhada pela equipe de técnicos da SEPA.

 

“Com a queda de uma das torres, partes das outras estruturas de armazenagem foram também danificadas e precisam passar por uma avaliação técnica para saber o grau de comprometimento de suas estabilidades”, observou coordenador da engenharia de segurança do trabalho do Crea-AC, engº civil e de segurança do trabalho Glayton Rêgo.

“As atividades de silos graneleiros na nossa região tem se mostrado de grande importância para os produtores de grãos, uma vez que vem permitindo o armazenamento e a conservação de suas safras, por isso essas estruturas precisam ser recuperadas”, destacou a coordenadora da câmara especializada de agronomia do Crea-AC, engª Palmira Cruz.

Em todo o Acre, existem seis silos graneleiros e, segundo informações do governo do estado, todos passarão por manutenções e ampliação das suas capacidades de armazenamento, com verbas disponibilizadas pelo Ministério da Agricultura para investimentos no setor produtivo.

“As atividades desenvolvidas nos silos graneneleiros devem ser acompanhadas por profissionais da engenharia e da agronomia tanto nos processos de armazenagem como nas atividades de manutenção preventivas e corretivas de suas estruturas”, finalizou o coordenador da câmara mista do Crea-AC, engº eletricista Leonardo Carneiro.

A equipe do Crea-AC trabalha na finalização do relatório que será apresentado à Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre -SEPA.

Fotos: Daniel Lobato Assessoria de comunicação Crea-AC.

 


Estamos online das 7:30h às 13:30h!