Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-promove-palestra-as-profissionais-do-sistema/>.
Acesso em 26/04/2024 às 15h44.

Crea-AC promove palestra às profissionais do sistema

A enfermeira Gabriela Silva conduziu um debate com as presentes abordando a importância da detecção precoce do câncer de mama e temas relacionados à prevenção, à saúde e à qualidade de vida.

15 de outubro de 2021, às 14h52 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre – Crea-AC adere a campanha “Outubro Rosa” e,  reforça o alerta para prevenção ao câncer de mama. Nesta quinta-feira, 14, o Conselho promoveu junto a Mutúa-AC palestra às profissionais das engenharias, agronomia e das geociências.

“A saúde da mulher é complexa e ainda temos muitos tabus quando o assunto é o cuidado da mulher consigo, com seu corpo. O câncer de mama, ceifa milhares de vidas, por ano, mas tem alta chance de cura quando descoberto precocemente. Precisamos mesmo falar sobre métodos de prevenção e combate”, avaliou a engenheira civil Carmem Nardino, presidente do Crea-AC.

Mortalidade

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, somente no ano de 2020, o Brasil registrou cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o país, de acordo com dados do INCA.

Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito. Projeções do INCA até 2030 apontam para a estabilidade das taxas de mortalidade entre 30 e 69 anos.

Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 é reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer. A Organização das Nações Unidades – ONU estabelece uma meta de redução de 30% desse tipo de câncer em todo mundo.

A palestra conduzida pela enfermeira Gabriela Silva teve como objetivo é alertar e estimular as colaboradoras da instituição e as profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo de útero, se engajando, também, na Campanha Nacional Outubro Rosa, do Ministério da Saúde.