Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-participa-de-workshop-promovido-pela-energisa-sobre-seguranca-com-a-comunidade-durante-alagacao/>.
Acesso em 02/05/2024 às 08h52.

Crea-AC participa de workshop promovido pela Energisa sobre segurança com a comunidade durante alagação

Parceria visa evitar acidentes elétricos com a comunidade durante o período. A cheia do Rio Acre e igarapés causou o desligamento por segurança de 3,5 mil clientes no Estado.

26 de fevereiro de 2024, às 10h14 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-AC participou do workshop promovido pela Energisa Acre nesta segunda, 26/02. O workshop de segurança com a comunidade, teve como objetivo orientar sobre os riscos e perigos com a rede elétrica durante as enchentes, como a que atinge em 2024, 17 municípios do Acre. Representando o Crea-AC esteve presente o conselheiro engenheiro eletricista Leonardo Carneiro. Além do Crea-AC, participaram do evento, representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Prefeitura de Rio Branco e Governo do Estado.

Para o coordenador de proteção da Energisa Acre, Bruno Rodrigues, essa foi uma oportunidade de apresentar as ações que a concessionária realiza rotineiramente e são intensificadas durante situações como a que a o Estado está passando.  “A Energisa tem um plano de contingência que assegura a realização de medidas para garantir segurança e agilidade no atendimento as famílias que estão sofrendo com o avanço das águas. O objetivo aqui foi reunir as instituições e alinhar as ações para melhor atendimento dos clientes diante desse cenário de crise”, comentou o coordenador.

Atuação da Distribuidora

Por conta do risco de acidentes com a energia elétrica devido o transbordamento do rio Acre em Assis Brasil e de igarapés em Rio Branco, a Energisa Acre contabiliza o desligamento de 3,5 mil clientes em todo o Estado. A concessionária segue monitorando a cheia dos rios e assim que oferecer segurança, o fornecimento será restabelecido.

De acordo com o Diretor-Técnico da Energisa Acre, Antônio Matos, a ação da empresa ocorre sempre em parceria com o poder público. “Nossa prioridade é a segurança. Energia e água não combinam, por isso, estamos fazendo esse trabalho de conscientização, além de nossas equipes estão atuando diuturnamente nos municípios afetados pela cheia”, destacou.

A Energisa reforça que ao identificar algum perigo com a rede elétrica, o cliente precise deve entrar em contato por um dos canais de atendimento aos clientes: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e call center 0800-647-7196.

Se você mora ou estiver em uma área de alagamento

Durante ventanias e temporais, evite ficar próximo a postes de energia elétrica e árvores. Assim você evita choques, que podem acontecer por descargas atmosféricas;
Se sua casa for atingida pela água durante uma alagação, desligue o disjuntor no medidor de energia (chave geral), mas caso o medidor também corra risco de ser atingido pela água ligue para Energisa;
Desligue todos os equipamentos eletrodomésticos das tomadas;
Nunca mexa em aparelhos elétricos com as mãos úmidas ou com os pés molhados;
Mesmo que a rede elétrica seja desligada, não suba em postes para se proteger, pois a energia pode retornar sem aviso prévio e causar graves acidentes;
Depois que o nível da água baixar, procure um eletricista para rever a instalação elétrica do imóvel, antes de religar os disjuntores;
No caso de rompimento de fios elétricos devido à queda de árvores ou tempestades, deve-se manter distância dos cabos e acionar a Energisa imediatamente.

Por Daniel Lobato
ASSCOM-CREA/AC com informações da Energisa Acre.