Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-participa-de-live-com-alunos-dos-cursos-de-engenharia-civil-mecanica-e-eletrica-da-faculdade-pitagoras/>.
Acesso em 26/04/2024 às 08h51.

Crea-Ac participa de live com alunos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica da Faculdade Pitágoras.

7 de junho de 2021, às 12h29 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No dia 31 de maio a Presidente do Crea-AC e o Coordenador Adjunto do Crea-Jr/AC participaram de live “Encontro com o Crea” promovido pela Faculdade Pitágoras Rio Branco. O encontro contou com a participação dos alunos dos cursos de engenharia civil, elétrica e mecânica, foi dirigido pela Coordenadora do Curso, a Engª Eletricista e Segurança do Trabalho Vivyane Marques, com a mediação do professor Engº Civil mestre Henrique Sales.

FOTO VIVIANE E SALES

A primeira parte do encontro contou com a palestra da presidente do Crea-AC, engª civil Carmem Bastos Nardino, com o tema: “Conhecendo o Sistema CONFEA/CREA e o Código de Ética Profissional”. Logo no início, a presidente abordou o papel do conselho profissional, as principais leis que regem a profissão de engenheiro, a função dos conselheiros, das câmaras especializadas e da plenária. Apresentou a estrutura organizacional do Crea-AC, os principais serviços que o conselho presta para o profissional, empresa e para a sociedade, a importância da ART e CAT. Durante a live, a presidente explicou como se dá a fiscalização do Crea para a segurança da sociedade e para o combate aos exercício leigo da profissão. A presidente finalizou sua apresentação discorrendo sobre a conduta ética no exercício da profissão, para a segurança dos profissionais e da sociedade, citou alguns exemplos de falta de ética, suas consequências e penalidades.

A segunda parte contou com a palestra do Coordenador Adjunto do Crea-Jr/AC  Engº Florestal Marcos Rino, com o tema: “Conhecendo o Programa CreaJR”. O coordenador apresentou o objetivo do programa e as principais ações direcionadas aos futuros profissionais, fomentando sua participação nas atividades do Sistema e nas entidades de classe. O Coordenador finalizou sua apresentando citando algumas atividades desenvolvidas pelo CreaJr/AC.

Na última parte da live, a presidente do Crea-AC e o Coordenador Adjunto do CreaJR-AC responderam a várias perguntas dos estudantes que acompanhavam a transmissão. Foram esclarecidas dúvidas sobre registro de recém-formados, futuro das profissões ligadas ao Conselho, mercado de trabalho, participação no Crea-Jr e outras questões que regem o exercício profissional.