Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-participa-de-audiencia-publica-da-camara-de-rio-branco/>.
Acesso em 26/04/2024 às 06h17.

Crea-Ac participa de Audiência Pública da Câmara de Rio Branco

Audiência Pública ocorreu na segunda-feira (31) por videoconferência. Vereadores, ex-prefeita da capital e gestores da atual gestão participaram do debate.

4 de junho de 2021, às 8h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O vice-presidente do Crea-AC o engº Eletricista Edlailson Pimentel representou o conselho na Comissão de Transparência em audiência pública nessa segunda-feira (31) pela Câmara de Vereadores da capital. Foram quase cinco horas de debate sobre o contrato de iluminação pública para instalação de lâmpadas de LED na cidade.

Na audiência por videoconferência e transmitida pelos canais oficiais da Câmara de Vereadores, além dos representantes do plenário e do representante do Crea-AC Edlailson Pimentel, estiveram presentes a ex-prefeita Socorro Neri, o ex-secretário de Zeladoria, Kellyton Carvalho e o atual secretário, Joabe Lira. Também estiveram na audiência representantes da empresa ENGELUX, responsável pela Implantação das lâmpadas LEDs e Ivan de carvalho representante do Conselho dos Consumidores de Energia elétrica.

A capital está com parque de iluminação muito precário com vários pontos as escuras, segundo a atual gestão municipal o projeto está parado desde o início de sua administração porque a equipe atual tem feito auditoria no contrato.

Durante a audiência, a ex-prefeita explicou a necessidade do projeto, “Essa foi uma necessidade para enfrentar um colapso na iluminação pública de Rio Branco, já que a arrecadação era suficiente apenas para pagar a conta do consumo de energia, impossibilitando fazer manutenção e novos investimentos. Fizemos a execução até dia 20 de dezembro de 2020, totalizando 62% da execução prevista. E isso já totalizou uma economia da conta de energia de cerca de R$ 339 mil. Ao final da execução, Rio Branco deve ter uma economia de R$ 520 mil, aproximadamente”, disse.

A audiência teve como objetivo de esclarecer as duvidas sobre a paralização do projeto Eficientização e Modernização da Iluminação da cidade de Rio Branco, o Crea-AC esteve presente fazendo parte da comissão de transparência voltada avaliar o cronograma de execução e as especificações técnicas dos componentes utilizados.

Ao final das cinco horas de reunião, e questionamentos, os vereadores se deram por satisfeitos com as respostas O atual secretário da Zeladoria, Joabe Lira, afirmou que o projeto vai ser retomado, mas destacou que ainda aguarda um parecer da Procuradoria Geral do Município acerca de possíveis irregularidades vistas pela atual gestão no contrato.

“Nossa intenção é concluir esse contrato, no entanto, nós esbarramos em alguns problemas, um deles foi a planilha, de 27 itens, 10 foram estourados, teve item que foi estourado mais de 300%. Então, estamos fazendo essa análise, que foi encaminhada também à PGM para que possa se chegar a uma solução para esse problema.