Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-participa-da-agenda-de-fortalecimento-do-corredor-interoceanico-da-amazonia-em-porto-velho-ro/>.
Acesso em 05/05/2024 às 19h58.

Crea-AC participa da agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia em Porto Velho-RO

11 de julho de 2023, às 15h36 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A comitiva do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (Crea-AC) marcou presença na Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia, realizada em Porto Velho, Rondônia no dia 10 de julho. Essa iniciativa teve como objetivo central promover um debate acerca da construção de uma estrada que ligará o Brasil aos pontos do Peru no Oceano Pacífico, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e a integração regional. Participaram representando o Crea-AC, a presidente Carmem Nardino, e os conselheiros Carminda Pinheiro e Mateus Santos. A reunião foi presidida pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Ribeiro do Sinpol e teve como palestra o secretário de Indústria e Comércio do Acre, Assurbanipal Mesquita.

O evento contou com a participação de diversas autoridades e representantes de diferentes setores. Além da comitiva do Crea-AC, também estiveram presentes parlamentares acreanos, políticos rondonienses, empresários brasileiros e peruanos, bem como representantes governamentais dos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Peru e Bolívia. A presença conjunta dessas entidades e indivíduos destacou a importância e o alcance regional da iniciativa.

Durante a Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia, foram abordados diversos aspectos relacionados à construção da estrada e aos seus impactos socioeconômicos e ambientais. Foram discutidas questões como logísticas, infraestrutura, oportunidades de negócios, preservação ambiental e aprimoramento das relações comerciais entre os países envolvidos.

A presença da comitiva do Crea-AC reforça o compromisso do conselho em participar de discussões relevantes para o desenvolvimento regional e para o avanço das áreas de engenharia e agronomia. A realização do corredor interoceânico deve trazer diversos benefícios para a população por onde o corredor passará. De olho na BR-364, ele pede que o governo federal e estadual, deputados federais e senadores continuem a união em prol da recuperação da rodovia.

“O Acre vai receber um imenso desenvolvimento com esse corredor. Já temos a integração para o pacífico por Cruzeiro do Sul, e precisamos resolver os entraves das estradas. Como presidente da comissão de obras, continuaremos fiscalizando, apontando os erros e cobrando a continuidade nesse trabalho”, destacou o deputado André Vale.

“O Crea-AC continuará engajado nesse processo, colaborando com as entidades e autoridades envolvidas, no intuito de contribuir para o desenvolvimento do Corredor Interoceânico da Amazônia e para a promoção do progresso regional”, destacou a presidente Carmem Nardino.

Ao final da Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia, os participantes reforçaram a importância de continuar o diálogo e a cooperação entre os diferentes setores envolvidos, visando alcançar um consenso sobre as melhores práticas a serem adotadas na construção da estrada. Além disso, concordaram em promover estudos técnicos aprofundados, considerando os impactos ambientais e sociais, a fim de garantir a sustentabilidade e o equilíbrio regional.