Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-inicia-o-calendario-do-segundo-semestre-da-fiscalizacao-nos-municipios/>.
Acesso em 23/04/2024 às 09h08.

Crea-AC inicia o calendário do segundo semestre da fiscalização nos municípios

Fiscais cumprem agenda de fiscalização na região do Baixo Acre até o dia 27 de agosto.

28 de agosto de 2022, às 10h55 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado – Crea-AC iniciou nesta segunda-feira, 22, a primeira etapa das ações do plano de fiscalização 2022.2. Participaram da ação os fiscais do Crea-AC,  Nilci Figueiras, Maria Antônia  e Weliton Ribeiro. A etapa que se estende até o dia 27 vai promover fiscalização na regional do Baixo Acre e contempla as cidades de Acrelândia e Plácido de Castro. Confira tabela abaixo.

Calendário das ações de fiscalização nos municípios 2022.2:

Ação Mês Semana Municípios
01 AGOSTO 22 a 27 Acrelândia, Plácido de Castro
02 SETEMBRO 12 a 30 Região Juruá e Envira (Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves)
03 OUTUBRO 13 a 22 Região Alto Acre (Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil)
03.1 OUTUBRO 31 Porto Acre
04 NOVEMBRO 07 a 12 Região Purus (Sena Madureira, Manoel Urbano e Bujari)
05 DEZEMBRO 01 Senador Guiomard e Capixaba
05.1 DEZEMBRO 08 Porto Acre
05.2 DEZEMBRO 12 a 17 Acrelândia e Plácido de Castro

As ações do plano de fiscalização 2022 abrangem as áreas de engenharia civil, elétrica e agronômica, em obras, hotéis, hospitais, postos de gasolina, casas agropecuárias, industrias e polos de Energia Renovável. A ação vai percorrerá 17 cidades, incluindo a capital acreana. O papel é identificar irregularidades na contratação de leigos, valorizando assim a atuação profissional. Todas as etapas do Plano priorizam o bom cumprimento das atividades dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea.

A primeira ação da Fiscalização do Crea-AC abrange os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. Estão programadas para acontecer 15 ações a serem realizadas no interior do estado do Acre pelos Agentes Fiscais, no período de agosto de 2022 a abril de 2023, além da fiscalização na capital, pelo Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Fiscalização – Prodafisc, que é parte das linhas de atuação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua – Prodesu.

“A expectativa é de que a fiscalização de obras e serviços nas áreas das engenharias, agronomia e geociências, possam garantir a sua execução por profissional devidamente habilitado junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua”, comenta Ranieri Albuquerque, Gerente de Fiscalização do Crea-AC. O profissional habilitado tem responsabilidade técnica junto ao Crea-AC, para isso ele deve fazer o Registro de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, garantindo seu acervo técnico, além do principal, a segurança da obra  e da sociedade.

O projeto que possibilita o plano de fiscalização foi submetido ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, e o convênio foi assinado entre o Crea-AC e o Confea, em 10 de agosto deste ano, com o valor total de R$ 104.615,39, destinado ao custeio de diárias e combustível para a execução do plano de fiscalização no período agosto até abril de 2023.

O recurso é oriundo do convênio nº 50/2022 do Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da Fiscalização – Prodafisc, nº II A.


Estamos online das 7:30h às 13:30h!