Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-inicia-atualizacao-cadastral-dos-profissionais-e-empresas-registradas/>.
Acesso em 22/04/2024 às 22h03.

Crea-AC inicia atualização cadastral dos profissionais e empresas registradas

30 de março de 2022, às 15h48 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, a LGPD entrou em vigor no dia 18 de setembro de 2020. Desde então, as empresas e órgãos públicos passaram a ter de deixar muito claro aos usuários de que forma é feita a coleta, o armazenamento e o uso de seus dados pessoais, entre outros detalhes.

Em novembro de 2021 com a primeira eleição virtual dos conselheiros federais, o Sistema Confea/Crea e Mútua deu mais um grande passo dentro da era digital, em março já havia iniciado as adequações para implementação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, e com as eleições pela internet concluiu sua integração ao universo tecnológico digital.

A partir desta semana, os profissionais registrados no Crea-AC devem atualizar suas informações de cadastro no ambiente profissional do sistema. A atualização cadastral é necessária para atender o programa de conformidade às adequações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e para que o profissional fique apto para votar online nas próximas eleições do Sistema.

Ao acessar essas plataformas, o profissional recebe um alerta para verificar se os dados informados estão atualizados. Caso haja alguma alteração, basta corrigir a informação no campo indicado. O profissional ou empresa que não alterarem seus dados cadastrais não conseguirão concluir os serviços no sistema de atendimento profissional, como emissão de ART.

“ O processo de atualização cadastral é muito importante para o Conselho e para o profissional, pois, por meio dela, conseguiremos nos adequar à LGPD, levar mais informações e manter uma relação mais próxima e assertiva com os profissionais registrados.” Comenta a presidente do Crea-AC a engenheira civil Carmem Bastos Nardino.

A qualquer momento, o profissional que desejar alterar seus dados cadastrais ou autorização de recebimento de informações do Crea-AC, pode acessar o ambiente profissional, com seu login e senha e acessar a aba de dados cadastrais. Feito isso, é só confirmar as informações. Pronto!