Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-escolhe-novos-diretores-e-integrantes-de-comissoes-tecnicas-e-camaras-especializadas/>.
Acesso em 25/04/2024 às 18h50.

Crea-AC escolhe novos diretores e integrantes de comissões técnicas e câmaras especializadas

12 de janeiro de 2022, às 13h38 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre – Crea AC – realizou no dia 11 a 484ª sessão plenária, estatutária, para indicação e homologação do vice-presidente e eleição da diretoria. O vice-presidente é indicado pelo presidente dentre os conselheiros regionais, devendo sua indicação ser homologada pelo Plenário. Desta forma, a presidente do CREA AC , engenheira Carmem Nardino indicou o nome do Engenheiro Civil Mateus Silva dos Santos, devidamente aprovado pelo plenário.

A solenidade começou com a posse dos novos conselheiros titulares e suplentes. A partir de 2022, o plenário do Crea-AC conta com vinte e um (21) conselheiros, três (3) a mais que no ano anterior, aumentando a abrangência das câmaras, com o intuito de fortalecer o combate do exercício leigo das profissões, no julgamento de processos, na participação em reuniões de suas respectivas câmaras especializadas, em comissões permanentes e temporárias, em grupos de trabalho e no plenário. Este também é o primeiro ano em que a União Educacional do Norte – Uninorte indica um conselheiro e seu suplente para fazer parte deste plenário.

Representando a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Acre – AEAEAC, a engenheira agrônoma Carminda Luzia Silva Pinheiro e sua suplente a engenheira agrônoma Maria Dalzenira Silva de França foram empossadas. Representando a Associação dos Engenheiros do Acre – AEAC, foram empossados, o engº civil Glayton Pinheiro Rêgo com o suplente, o engº civil Railson Antônio Pontes de Assis, o engº civil Antônio de Lima Furtado, e o engº Civil Paulo Lopes Parrilha Junior como suplente, assim como o engº eletricista Edlailson Pimentel da Silva e seu suplente engº eletricista Anilson Costa de Oliveira Brito.

Representando o Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre foram empossados: Tecgº Alexandre Da Rocha Gomes com a suplente tecgª Antônia Fernandes Martins e o tecgº Mamed Dankar Neto com o suplente tecgº José Maria Leão Do Amaral. Pelas instituições de ensino, foram empossados pela UFAC, o engº civil José Roberto de Lima Murad e o eng. civil Fernando Souza, e pela Uninorte o conselheiro engº civil Ítalo Almeida Lopes e sua suplente a engª. Civil Daniela Silva Tamwing.

A diretoria ficou assim constituída, decidida pelo plenário:
Diretor Administrativo Engº Agrônomo Quirino Henrique Lima Garcia
1º Diretor Financeiro Engº Civil Rosa Maria de Souza Costa
2º Diretor Financeiro Engº Civil Giulliano Ribeiro da Silva

Conselheiros empossados na 484ª Sessão Plenária. Foto: Assessoria de Comunicação

Nas câmaras, a novidade foi a implantação da Câmara Especializada de Engenharia Florestal, que foi prestigiada pelo Conselheiro Federal o engº florestal Ricardo Ludke e saudada pela presidente Carmem Nardino. “Vejo como de suma a importância a constituição da Câmara especializada de Engenharia florestal CEEF, para o fortalecimento da categoria, visto que, na nossa região verifica-se enorme vocação na área da engenharia florestal, e há muito a ser fiscalizado. Por isso, a Câmara Florestal vai contribuir para que sejam impulsionadas as atividades de fiscalização, contribuindo também para a valorização profissional e defesa da sociedade. “, disse a presidente.

A nova Câmara – CEEF ficou assim constituída:
Coordenador: Marcos Augusto Rino Barreto da Silva Nen
Coordenador Adjunto: Jânio Cândido Português

Constituição da Câmara Especializada de Engenharia Florestal – CEEF, com membros da AEFEA. Foto: Assessoria de Comunicação

Os representantes do plenário do CREA-AC nas modalidades que não têm câmara específica (nacional) eleitos foram os seguintes:
Elétrica: Engº Eletricista Edlailson Pimentel da Silva
Mecânica: Engº Mecânico Aysson Rosas Filho
Segurança Do Trabalho: Engº Civil Joaquim Ferreira do Nascimento Junior

As demais Câmaras especializadas tiveram sua recomposição, com eleição dos novos coordenadores:
CEEC – Câmara Especializada de Engenharia Civil.
Coordenador : Glayton Pinheiro Rego
Coordenador Adjunto: Antônio de Lima Furtado

CEA – Câmara Especializada de Agronomia;
Coordenador: Carminda Luzia Silva Pinheiro
Coordenador Adjunto: Lya Januaria Vasconcelos Beiruth

CEEM – Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e Mecânica
Coordenador: Edlailson Pimentel Da Silva
Coordenador Adjunto: Aysson Rosas Filho

Representante do plenário nas câmaras especializadas (Regional)
CEEC: Lya Januaria Vasconcelos Beiruth
CEA: Marcos Augusto Rino Barreto da Silva Nen
CEEM: Joaquim Ferreira do Nascimento Junior
CEEF: Antônio De Lima Furtado

Comissões Permanentes e Especiais
Ainda na plenária foram eleitos os novos integrantes das Comissões Permanentes e Especiais do CREA -AC, que ficaram assim constituídas em suas coordenações:
Comissão de Ética Profissional – CEP
Coordenador: Antônio de Lima Furtado
Coordenador Adjunto: Rosa Maria de Souza Costa

Comissão de Orçamento e Tomada de Contas – COTC:
Coordenador: Alexandre da Rocha Gomes
Coordenador Adjunto: Manoel Xavier da Silveira Neto

Comissão de Renovação do Terço – CRT
Coordenador: Carminda Luzia Silva Pinheiro
Coordenador Adjunto: Antônio Luiz Jarude Thomaz

Comissão de Educação e Atribuição Profissional – CEAP
Coordenador: Giulliano Ribeiro Da Silva
Coordenador Adjunto: Ítalo Almeida Lopes

As comissões especiais também tiveram a coordenação eleita e ficaram desta forma:
Comissão do Mérito – CM:
Chanceler: Mamed Dankar Neto

Comissão Crea-Júnior:
Coordenador: Marcos Augusto Rino Barreto da Silva Nen
Coordenador Adjunto: Joaquim Ferreira do Nascimento Junior

Foto: Assessoria de Comunicação

A palavra da presidente
A presidente do CREA-AC, Carmem Nardino saudou novos conselheiros destacando que eles dedicarão seu tempo e conhecimento para a defesa e fortalecimento das profissões das engenharias, da agronomia e das geociências.
Ressaltou que, dessa forma, “combaterão o exercício leigo das profissões, dedicando-se intensamente no julgamento de processos, na participação em reuniões de suas respectivas câmaras especializadas, em comissões permanentes e temporárias, em grupos de trabalho e no plenário. Além disso, apreciarão assuntos ligados à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional”.
Ressaltou “a atuação dos conselheiros como defensores do código de ética profissional, ao serem responsáveis por julgar as infrações que o desrespeitem, ao analisarem os pedidos de registro de profissionais, empresas, entidades de classe e instituições de ensino e ao aplicarem as penalidades ou multas previstas pela legislação”.

E desejou “sucesso aos novos conselheiros que trabalharão na defesa e valorização do exercício das profissões regulamentadas, garantindo a defesa de toda a sociedade, afinal, a presença de profissionais habilitados e devidamente registrados, garante qualidade e segurança para milhares de pessoas.” Desejou a todos um mandato de muito sucesso.

Para acesso a todas a fotos da sessão plenária 484º acesse. 


Estamos online das 7:30h às 13:30h!