Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-empossa-novos-conselheiros-renova-diretoria-comissoes-tecnicas-e-camaras-especializadas/>.
Acesso em 26/04/2024 às 06h06.

Crea-AC empossa novos Conselheiros, renova diretoria, comissões técnicas e câmaras especializadas

14 de janeiro de 2023, às 11h11 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre – Crea AC – realizou no dia 13 a 496ª sessão plenária, estatutária, para indicação e homologação do vice-presidente e eleição da diretoria. A solenidade começou com a posse dos novos conselheiros titulares e suplentes, com mandato de 01 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. Representantes da Universidade Federal do Estado do Acre –  UFAC, foram empossadas as eng. agro. Lya Januária Vasconcelos Beiruth como conselheira titular e a eng. agro. Andrea Alechandre da Rocha como conselheira suplente.

Representando a Associação dos Engenheiros do Estado do Acre – AEAC, em substituição ao Conselheiro Federal eleito eng. mec. Aysson Rosas e com mandato de 01 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023 a eng. mec. Paula Sales, ainda pela AEAC. Com mandatos de 01 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025, foram empossados os engenheiros civis Kenedy Lima como Conselheiro Titular e Henrique Alves Sales como seu suplente. Representando  o Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre-Sintac, foram empossados, a Tecg.ª em Const Civil Jackline Maria da Silva como titular e o Tecg. em Const Civil Francisco Rodrigues de Lima como suplente, também foram empossados o Tecg. em Heveicultura José Jesus de Santos Lima como titular, e o Tecg. em Heveicultura Manoel da Silveira Xavier Neto como suplente.  O Crea-AC também homenageou com Certificado de Reconhecimento Público as entidades que renovaram seus conselheiros no ao de 2023, como a UFAC, AEAC e Sintac.

A presidente do Crea-AC saudou novos conselheiros, destacando a dedicarão seu tempo e conhecimento para a defesa e fortalecimento das profissões das engenharias, da agronomia e das geociências. “Saúdo os novos e renovados Conselheiros que juntos combaterão o exercício leigo das profissões, dedicando-se intensamente no julgamento de processos, na participação em reuniões de suas respectivas câmaras especializadas, em comissões permanentes e temporárias, em grupos de trabalho e no plenário”.

Seguindo a programação, após as posses, a presidente do Crea-AC , eng. civ. Carmem Nardino indicou o nome da eng. agro. Lya Januária Vasconcelos Beiruth para a vice-presidência, devidamente aprovado pelo plenário. O vice-presidente é indicado pelo presidente dentre os conselheiros regionais, devendo sua indicação ser homologada pelo Plenário. Em seguida foram sugeridos pelo plenário, constituídos e decididos a diretoria 2023 do Crea-AC, que ficou formada assim: renovando como Diretor Administrativo, o eng. agro. Quirino Henrique Lima Garcia, assumindo como 1º Diretor Financeiro eng. eletric. Edlailson Pimentel da Silva, e 2º Diretora Financeiro tecg.ª em Const Civil Jackline Maria da Silva.

Eng. agro. Quirino Henrique, eng. eletric. Edlailson Pimentel, eng. agro. Lya Beiruth, presidente eng. civ. Carmem Nardino, o diretor Financeiro mútua José Carlos e tecg.ª em Const Civil Jackline da Silva

Conselheiros empossados na 496ª Sessão Plenária. Foto: Assessoria de Comunicação

Após posse e composição de diretoria foi realizada a eleição dos coordenadores das Câmaras Especializadas, iniciando pela câmara de Câmara Especializada de Engenharia Civil – CEEC, com o eng. civ. Glayton Pinheiro Rego como coordenador e o eng. civ. Antônio de Lima Furtado como coordenador adjunto, as demais câmaras ficaram compostas assim:

CEA – Câmara Especializada de Agronomia;
Coordenadora: Eng. agro. Carminda Luzia Silva Pinheiro
Coordenador Adjunto: Tecg em heveicultura José Jesus Santos Lima

CEEM – Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e Mecânica
Coordenadora: Eng. mec. Paula Sales
Coordenador Adjunto: Eng. eletric. Leonardo Carneiro

CEEF – Câmara Especializada de Engenharia Florestal:
Coordenador: Eng. ftal. Marcos Augusto Rino Barreto da Silva Nen
Coordenador Adjunto: Eng. ftal. Jânio Cândido Português

Os representantes do plenário do Crea-AC nas modalidades que não têm câmara específica (nacional) eleitos foram os seguintes:
Elétrica: Eng. eletric. Edlailson Pimentel da Silva
Mecânica: Eng. mec. Eng. mec. Paula Sales
Segurança Do Trabalho: Engº Civil Joaquim Ferreira do Nascimento Junior

Representante do plenário nas câmaras especializadas (Regional)
CEEC: Tecg em heveicultura José Jesus Santos Lima
CEA: Eng civ. Rosa Maria de Souza Costa
CEEM: Eng. ftal. Marcos Augusto Rino Barreto da Silva Nen
CEEF: Eng civ. Joaquim Ferreira do Nascimento Junior

Comissões Permanentes e Especiais

Ainda na plenária foram eleitos os novos integrantes das Comissões Permanentes e Especiais do Crea-AC, que ficaram assim constituídas em suas coordenações:

Comissão de Ética Profissional – CEP
Coordenador: Antônio de Lima Furtado

Comissão de Orçamento e Tomada de Contas – COTC:
Coordenador: Alexandre da Rocha Gomes

Comissão de Renovação do Terço – CRT
Coordenador: Eng civ. Rosa Maria de Souza Costa

Comissão de Educação e Atribuição Profissional – CEAP
Coordenador: Eng civ. Mateus Silva dos Santos

As comissões especiais também tiveram a coordenação eleita e ficaram desta forma:
Comissão do Mérito – CM:
Chanceler: Eng. agro. Carminda Luzia Silva Pinheiro

Comissão Eleitoral Regional – CER:
Coordenador: Eng civ. Rosa Maria de Souza Costa

Comissão Crea-Júnior – CreaJr-AC:
Coordenador: Eng civ. Mateus Silva dos Santos

Como coordenadores regionais foram empossados os acadêmicos Hellen Ibernom Cavalcante de Oliveira como Coordenadora Estadual do CreaJr-AC e o acadêmico Márcio da Silva Souza dos Santos, como coordenador Adjunto. Por fim foi apresentado e aprovado o Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-AC. O Programa tem o propósito de fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e das geociências dentro das diversas entidades de classe, sindicatos, instituições de ensino e Crea’s, visando com isso a ampliação da participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema Confea/Crea/Mutua e entidades de classe. A coordenação do programa ficou a cargo da vice-presidente, eng. agro. Lya Januária Vasconcelos Beiruth que tem a eng civ. Rosa Maria de Souza Costa como coordenadora adjunta. Cumprindo a pauta da sessão a presidente Carmem Nardino encerrou a primeira e mais importante plenária do ano.


Estamos online das 7:30h às 13:30h!