Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-comemora-o-dia-da-mulher-com-homenagem-a-ex-presidente-e-apresentacao-do-programa-mulher/>.
Acesso em 27/07/2024 às 04h10.

Crea-AC comemora o Dia da Mulher com homenagem a ex-presidente, e apresentação do Programa Mulher

Evento Elas em Cena deu posse ao Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-AC e comemorou o Dia Internacional da Mulher.

11 de março de 2022, às 14h16 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na sexta-feira 10 de março, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre aconteceu a cerimonia de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença de ex-presidentes, colaboradores, conselheiros e profissionais do Sistema.

O dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Diferentemente de outras datas comemorativas, o dia internacional da mulher não foi criado pelo comércio.

Programa Mulher é um dos principais compromissos da gestão da presidente Carmem Nardino à frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre. Alinhados ao propósito de defesa e valorização das profissões nas áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, buscamos motivar a atuação feminina no âmbito do Sistema Confea/Crea e Mútua, bem como fortalecer a representatividade nos cargos de liderança com a presença mais equilibrada das mulheres nas profissões registradas no Sistema.

A formalidade deu início com a Apresentação do Programa Mulher, pela conselheira e coordenadora do Programa Mulher a engª agrônoma Drª Lya Beiruth, que em sua apresentação inspirou e encorajou às lutas femininas, que não são de hoje, e, dessa forma, eternizam as conquistas das pioneiras nas diversas áreas da Engenharia, Agronomia e das Geociências. Destacou também as entidades que adotam a perspectiva de gênero em suas políticas institucionais, visando estimular a mobilização em prol dos direitos, da visibilidade e do reconhecimento ao trabalho das mulheres profissionais que atuam nas áreas do Sistema Confea/Crea.

Solenidade

“Ao longo de sua atuação, o Crea-AC foi presidido por 14 profissionais das diversas modalidades, todos com contribuições relevantes na história deste conselho, e a engª Agrônoma Carminda Pinheiro quebrou o tabu e colocou pela primeira vez uma mulher na cadeira mais alta deste Regional” – Daniel Lobato, mestre de cerimônia, iniciando as homenagens e entrega de Termos de Posse no Programa Mulher. A engª Agrônoma Carminda Pinheiro recebeu o Certificado de Reconhecimento Publico e de agradecimento pelos anos dedicados ao crescimento e à consolidação do Crea-AC durante esses 44 anos de existência, e posse no Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-AC.

Logo após foi a vez da presidente Carmem Nardino receber sua homenagem e ser empossada no Comitê Gestor do Programa Mulher, seguida da engª Agrônoma Soraya D’Albuquerque Lima receber o Certificado de Reconhecimento pela atual dedicação na condução junto a administração da Caixa De Assistência dos Profissionais do Crea-AC a Mútua-AC e diploma de posse no Comitê Gestor do Programa Mulher.

Representando as instituições de ensino, foi empossada como coordenadora do Programa Mulher a engº Agrônoma Drª Lya Beiruth, seguida da Engª Civil e Diretora Financeira do Crea-AC Rosa Costa, a Tecnóloga Aldenizia Santana, a Engª Agrônoma Maria Dalzenira França e a Engª Florestal Patrícia Sirqueira, formando o Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-AC. A solenidade terminou com fala das empossadas, colaboradores e da presidente, seguida de um coffee break para os participantes.

Confira todas as fotos do evento, aqui.