Disponível em <https://creaac.org.br/conselheiros-do-crea-ac-participam-de-reunioes-ordinarias-das-camaras-especializadas/>.
Acesso em 20/04/2024 às 10h48.

Conselheiros do Crea-AC participam de reuniões Ordinárias das Câmaras Especializadas

Os conselheiros do Crea-AC o engº. eletricista Edlailson Pimentel, a engª agrônoma Carminda Pinheiro e o engº civil Joaquim Ferreira participaram das Reuniões Ordinárias das suas Câmaras em Brasília

18 de abril de 2022, às 13h15 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Entre os dias 11 e 13 de abril aconteceu em Brasília, a 2ª Reunião Ordinária da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica – CCEEE e da Agronomia – CCEAGRO, na ocasião os coordenadores de todo o Brasil tiveram uma pauta bem extensa com discussão de temas importantes para os profissionais do Sistema Confea, Crea e Mútua.

O engenheiro eletricista Edlailson Pimentel da Silva, representante do Crea-AC nas reuniões da CCEEE

O engº eletricista Edlailson Pimentel coordenador da Câmara de Engenharia Mecânica e Elétrica – CEME, representante do Crea-AC nas reuniões da CCEEE, destacou os principais assuntos da reunião nacional. Foram debatidos a fiscalização das empresas de distribuição de energia elétrica; A fiscalização de profissionais que elaboram laudos e projetos exigidos pela ANVISA para serviços de radiologia diagnóstica e intervencionista e a  Análise de Resoluções do CFT, CFTA e outros conselhos de fiscalização profissional para fornecer subsídios técnicos para o Confea. Os membros da CCEEE ainda realizaram uma visita técnica a Usina Solar Colorado II – 1,2  MW de potência Instalada, organizado pelo Crea/DF, com palestra no local sobre: Modelagem de negócio para Construção de UFV via Consorcio para locação de equipamentos.

Membros da CCEEE em visita técnica a Usina Solar Colorado II

Dando continuidade as reuniões da câmaras Especializada de Engenharia Elétrica, o engº Eletricista Rui Altieri – Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, ministrou um palestra com o tema: Comercialização de energia elétrica no mercado de energia brasileiro e as oportunidades de economia para as empresas e para os profissionais no mercado de trabalho.

Durante a reunião foi realizada apresentação da assessoria parlamentar – Apar/Confea sobre o – PL 6123/2019 – Energia Solar para Transporte Sobre Trilhos – Instituindo a política nacional de incentivo a geração de energia solar FV conectada a sistemas de eletro mobilidade sobre trilho (PNESET). A CCEEE ainda apresentou uma proposta com tema de palestra: (Mobilidade Elétrica) com o palestrante : Adalberto Felício Maluf Filho ( Presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos – ABVE, para o Painel Técnico da CCEEE na SOEA.

CCEAGRO

Representando o Crea-AC nas reuniões da Câmara Especializada da Agronomia, a engenheira agrônoma Carminda Pinheiro, coordenadora da CEA – AC destacou os assuntos de interesse da Agronomia Nacional que foram discutidos durante a reunião, entre eles estão: Priorizar os principais projetos de leis inerentes à Agronomia que tramitam no congresso Nacional, para que a CCEAGRO emita notas técnicas sobre os temas como forma de subsidiar a assessoria parlamentar do confea, na defesa da Agronomia Nacional, a exemplo do Receituário agronômico, classificação da Soja, PL  Zootecnistas, PL do veneno entre outros.

A engenheira agrônoma Carminda Pinheiro, representante do Crea-AC nas reuniões da CCEAGRO

Foram discutidos também, os critérios utilizados pelas câmaras regionais de Agronomia para definir os quantitativos de responsáveis técnicos por profissionais;  O aperfeiçoamento do formulário de ART como proposta de correção da tabela de obras e serviços – TOS, incluindo algumas atividades da Agronomia que não está inserida na atual tabela TOS. Foi debatido também o acompanhamento e analise das resoluções que sombreiam a modalidade Agronomia por outros conselhos de classes, notadamente o CFTA, CFMV e CFBIO; Propostas de capacitação nacional dos Agrônomos como agente aplicador de defensivos e formação de grupos de trabalho para proposituras com os temas: Defensivos Agrícola, Aviação Agrícolas.

Membros da CCEAGRO no final da reunião Ordinária da Câmara Especializada de Agronomia

A próxima reunião Ordinária da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica acontece entre os dias 13 a 15 de junho, e a reunião da Câmara Especializada de Engenharia Agronômica entre os dias 3 a 5 de agosto, ambas em Brasília-DF.

CCEEST

Com quatro reuniões nacionais por ano – a primeira realizada de 15 a 17 de fevereiro, durante o 11º Encontro de Líderes Representantes (EL), do Sistema Confea/Crea, e a segunda, de 30 de março a 2 de abril, ambas em Brasília, as coordenadorias regionais de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) têm definidos o calendário nacional dos próximos encontros e o Plano de Trabalho a ser desenvolvido em 2022, além de ter elaborado propostas já encaminhadas à Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), comissão permanente do Confea que recepciona o material produzido pelas câmaras especializadas.

A Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST), dividiu entre seus membros constituintes, grupos de trabalhos, onde o conselheiro do Crea-AC, o engenheiro civil Joaquim Ferreira ficou na coordenação do GT1 que tem como tema: Exercício e atribuições profissionais, com ações prioritária de analisar as Resoluções do CFT, CFTA e outros conselhos de fiscalização profissional para fornecer subsídios técnicos para o Confea. Com o objetivo de fornecer subsídios técnicos para o Confea de forma a impetrar ações judiciais contra tais normativos.