Disponível em <https://creaac.org.br/conselheiros-do-crea-ac-participam-de-oficinas-e-reunioes-de-camara-nacional/>.
Acesso em 20/04/2024 às 07h25.

Conselheiros do Crea-AC participam de oficinas e reuniões de câmara nacional

Durante o mês de setembro os conselheiros representaram o Crea-AC em reunião de elaboração do zoneamento da APA do lago do Amapá e reuniões de câmara.

30 de setembro de 2021, às 15h29 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Entre os dias 8 e 10 de setembro o coordenador regional do Crea-AC o eng.  civil Joaquim Ferreira, representou o conselho na 3ª reunião nacional das coordenadorias regionais de Comissões de Ética dos Creas (CNCE), realizada em Florianópolis (SC). Na ocasião estiveram presentes o Presidente do Crea-SC, eng. Civil e de Seg. do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier, conselheiro federal Modesto, Fabíola (Gerente GRI do Confea), Coordenador  Nacional da CNCE Carmem Lúcia, Crea-PB), e Coordenador Nacional Adjunto Paulo Roberto do Crea- SC.

Segundo o conselheiro Joaquim Ferreira, os assuntos que tiveram maiores destaques foram Palestra Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, com Alessandro Bruno, Assessor do Confea e a redação do Guia Prático de Procedimentos. “Esse guia foi criado para auxiliar nos critérios e na condução dos processos sobre ética profissional” comenta o eng. civil Joaquim.

Redação do Guia de Procedimentos marca último dia da reunião da CNCE

A convite da presidente Carmem Nardino, no dia 16 de setembro o conselheiro Marcos Augusto Rino representou o Crea-AC na reunião de elaboração do zoneamento da APA do lago do Amapá. A oficina aconteceu na estrada do Amapá, ramal Santa Helena e contou com a participação da associação dos moradores, empresários, comerciantes, pesquisadores, gestores, técnicos e representantes do poder público.

“Espera-se como produto da oficina de zoneamento, a realização do mapeamento participativo, definindo os normativos sobre o uso do território onde serão identificadas e definidas cada zona.” – explica o eng. Florestal e conselheiro do Crea-AC, Marcos Augusto Rino.

Semapi elabora proposta de zoneamento da Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá

Durante os dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro, aconteceu a 3ª reunião ordinária da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST), em Brasília. O conselheiro Glayton Rego estava na reunião representando o Crea-AC, na oocasião foi aprovada a proposta de alteração da resolução 1071/2015. “Ela está em consulta pública, é o momento das manifestações. É um tema que parece simples, mas tem forças antagônicas, até porque, dependendo da decisão, ele favorece uma câmara e retira conselheiros de outra. Então, sempre há esses interesses legítimos que precisamos construir em conjunto”, comentou o presidente do Confea, Joel Krüger.

“Outro item bastante discutido nas reuniões de câmaras do Confea/Crea é sobre as diretrizes para os cursos EaD na area das engenharias”, aponta o eng. Glayton Pinheiro Rego. Foi debatido no encontro as principais diferenças ou não entre os Creas da metodologia de análise de cursos EaD; Desenvolvimento do Plano de Trabalho: Elaborar proposta com novas diretrizes para a fiscalização em atendimento aos Acórdãos dos órgãos de controle; Apresentação das Diretrizes de segurança frente ao Covid e a criação de um Grupo de Trabalho – GT de Medidas e Protocolos COVID 19, entre outras medidas.

CCEEST defende definição prévia de representação profissional