Disponível em <https://creaac.org.br/comitiva-do-crea-ac-participa-do-11o-encontro-de-lideres-com-parlamentares-e-liderancas-do-sistema/>.
Acesso em 19/04/2024 às 11h11.

Comitiva do Crea-AC participa do 11º Encontro de Líderes com parlamentares e lideranças do Sistema

Para participar, os inscritos apresentaram cartão de vacinação ou teste PCR feito até 72 horas antes do encontro.

15 de fevereiro de 2022, às 17h26 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O uso obrigatório de máscara durante todo o encontro, foi um dos alertas feitos pelo cerimonial de abertura do evento, realizada na manhã da terça-feira (15/02), no Centro Internacional de Convenções de Brasil (CICB), capital federal.

A presidente do Crea-AC Carmem Nardino, participa juntamente com os Conselheiros Coordenadores e Representantes do Crea-AC e Diretores da Mútua-AC do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea/Mútua, onde serão realizadas as primeiras reuniões do ano das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais, dos Colégios de Presidentes (CP), de Entidades Nacionais (Cden) e de Entidades Regionais (Cders), e do Programa Mulher.

Entre os destaques da atuação, estiveram o Programa Mulher, a ação parlamentar, a atuação internacional e as eleições pela internet. Em comum às quatro pautas, esteve a palavra “articulação”. O Programa Mulher foi instituído nos 27 Creas, onde temos uma articulação em nível nacional. “O lugar de mulher é onde ela quiser, e na Engenharia também”, pontuou, o presidente do Confea Joel Krüger depois de registrar publicamente repúdio a vídeo que ridicularizou profissionais mulheres que estavam à frente do projeto do metrô de São Paulo.

Referente a ação parlamentar, Krüger destacou a atuação dos conselheiros federais e dos presidentes de Crea na defesa do salário mínimo profissional e na manutenção da ART para obras de engenharia elétrica até 140 kVA. “Nossos conselheiros federais ficaram dia e noite no Congresso Nacional. Em menos de duas semanas, falamos com todos os senadores. Tivemos 40 emendas a nosso favor, que corresponde a quase metade do Senado. Essa é a força da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”.

Outra vitória mencionada foi a aprovação do Marco Regulatório da Energia Solar. “Agora quero aprovar o projeto da Engenharia como carreira de Estado, da inspeção predial, e regulamentar em lei o repasse de recursos de ART para as entidades. A base do nosso sistema profissional são as entidades de classe, aponta Krüger. “Aprovação da lei traz segurança jurídica para o setor incentiva investimentos em todo o País gerando emprego e renda para profissionais do sistema Confea/Crea, a energia solar fotovoltaica tem contribuído fortemente no desenvolvimento econômico, social, ambiental, estratégico e elétrico do Acre e de toda região amazônica.” Comenta o conselheiro do Crea-AC Edlailson Pimentel.

Em seguida, Krüger falou sobre a atuação internacional do Confea. “Precisamos expandir nossas fronteiras. O conhecimento, a ciência e a tecnologia não podem ter fronteira”, disse, ao compartilhar sobre a aprovação “histórica” do acordo que garante livre trânsito profissional no Mercosul, assinado pelos chefes de Estado dos países-membro em dezembro do ano passado.

No período da tarde a presidente Carmem Nardino, participou da 1° Reunião do Colégio de Presidente dos Creas do Norte, enquanto os conselheiros do Crea-AC participaram das reuniões de Coordenadorias Regionais: Edlailson Pimentel, na Coordenadoria de Elétrica,  – CCEEE, Gleyton Rego na Civil – CCEEC, Carminda Pinheiro pela Agronomia – CCEA, conselheiro Aysson Rosas pela Engenharia Industrial – CCEEI,  Joaquim Ferreira na coordenação de Segurança do Trabalho – CCEEST, Marcos Rino pela Coordenadoria de Engenharia Florestal – CCEEF. Antônio Furtado pela comissão de Nacional de Ética – CNC, Giulliano Ribeiro pela Comissão de Educação e Atribuição Profissional e a conselheira Lya Beiruth na reunião do Comitê Gestor do Programar Mulher.

O evento reúne lideranças da Engenharia, Agronomia e Geociências de todo o Brasil, além de Ministro do Supremo, Senadores da República, Deputados Federais e Governadores de Estado. O evento tem como objetivo o planejamento das ações e calendários de trabalho para 2022. O 11º Encontro de Líderes segue com sua programação até quinta-feira, com as primeiras reuniões dos fóruns consultivos do Confea, com a mesa “Café & Política”, com treinamento, painel do Programa Mulher e lançamento da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. Acompanhe a cobertura no site do Confea e no canal do Confea no Youtube (www.youtube.com/confea10).

Assessoria de Comunicação Crea-AC com informações do confea.org.br/