Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/combate-a-covid-19-conta-com-profissionais-da-engenharia-que-atuam-na-construcao-de-novos-leitos/>.
Acesso em 24/04/2024 às 10h39.

COMBATE À COVID-19 CONTA COM PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA QUE ATUAM NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS LEITOS.

2 de março de 2021, às 15h10 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O combate ao coronavírus é também uma grande batalha contra o tempo. E para oferecer soluções em curto prazo é necessário trabalho de diversas profissões, e nesse cenário, a engenharia tem papel primordial, principalmente quando surge a necessidade de construção de espaços físicos próprios e adequados para tratar os problemas causados pela pandemia.

Na primeira fase da pandemia, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, em um prazo de 30 dias, construiu dois hospitais de campanha, sendo um na capital e outro em Cruzeiro do Sul, além de realizar melhorias e adequações em todas as unidades de saúde do Estado para que recebessem materiais e equipamentos para atender a demanda advinda da pandemia. Com a disseminação desenfreada do vírus, nessa segunda fase, a engenharia corre contra o tempo para que o nosso estado tenha estrutura para lidar com a pandemia.

“O Hospital de Campanha já está lotado e precisávamos de alternativas para desafogar a saúde pública. O antigo quartel do Bope é bem ao lado do Into, vai servir de extensão para o atendimento de pacientes com Covid e ao mesmo tempo, com a reforma do espaço e contratação de trabalhadores, gera emprego e renda. Já recebemos aqui o Imac, a Vigilância Sanitária e todos estão nos apoiando”, finalizou Ítalo Medeiros, secretário de Estado de Infraestrutura.

WhatsApp Image 2021 03 01 at 11.58.32

Hoje esses profissionais estão empenhados para, dentro do prazo de 20 dias, recuperar o antigo prédio BOPE e adequar a sua estrutura para funcionar como um hospital de campanha, que contará com mais 25 enfermarias, em média, para o tratamento da Covid-19. Assim a engenharia se mostra essencial, levantando mais centros de atendimento em uma cidade que está em situação de crise, beirando a falta de leitos e UTIs no estado inteiro.

WhatsApp Image 2021 03 01 at 11.58.32 1

“Nós estamos otimizando recursos. Aqui basta uma reforma para colocá-lo em uso e além de não obtermos novos gastos, com a construção de espaços, teremos também agilidade na entrega dos leitos que precisamos pra atender a população durante essa pandemia. Estamos buscando de todos os lados, evitar que tenhamos um colapso na saúde e pretendemos entregar essa obra aqui o mais rápido possível. Meu muito obrigado à equipe da Seinfra”, destacou o governador Gladson Cameli, que também é engenheiro.

Nesses projetos estão envolvidos engenheiros civis, eletricistas, sanitaristas, de produção, de segurança no trabalho, mecânicos, geólogos, tecnólogos, além de vários outros profissionais da engenharia que tem o compromisso de entregar os espaços físicos adequados e com garantia de segurança.

WhatsApp Image 2021 03 01 at 11.58.31

“Nossas frentes de serviço seguem trabalhando em tempo integral para garantir o mais rápido possível a entrega de novos leitos que irão reforçar a rede de saúde estadual no combate ao novo coronavírus. Muito em breve, essa unidade será entregue totalmente estruturada”, afirma o Chefe do Departamento de Obras da SEINFRA, engenheiro civil Denis Cley de Souza Amorim. 

“Engenheiros de diversas modalidades não só vem atuando diretamente na construção e na manutenção de toda a estrutura hospitalar, mas também garantindo a produção de alimentos, energia elétrica, saneamento e diversos outros serviços essenciais. Eles também estão na linha de frente, assim como os profissionais da saúde, e merecem todo o nosso reconhecimento”, ressaltou a engenheira civil Carmem Nardino, presidente do Crea-AC.

DATA: 02 de março 2021.


Estamos online das 7:30h às 13:30h!