Disponível em <https://creaac.org.br/bim-sera-utilizado-para-impulsionar-o-desenvolvimento-nacional/>.
Acesso em 03/05/2024 às 10h56.

BIM será utilizado para impulsionar o desenvolvimento nacional

5 de fevereiro de 2024, às 17h13 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na última semana, o Governo Federal publicou o Decreto 11.888/2024 para estabelecer a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (Modelagem de Informação da Construção), sinalizando um impulso significativo ao desenvolvimento nacional. Esta medida visa a integração da tecnologia BIM no Brasil, um conjunto avançado de softwares e ferramentas que catalisam a transformação digital no setor da construção. Os resultados esperados são a redução substancial de custos e prazos de obras, além de contribuições cruciais para a descarbonização do setor.

Presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich, enfatiza que a implementação do BIM representa uma elevação do patamar tecnológico do setor, proporcionando benefícios tangíveis em produtividade, qualidade e desempenho.

Este é importante passo para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e modernizar o setor da construção, catalisando a transição para um ambiente mais digitalizado e inovador. A utilização do BIM também alinha o Brasil com as melhores práticas internacionais”, disse Koerich.

Paralelamente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, anunciou na mesma semana o lançamento da Nova Indústria Brasil (NIB). Essa política de neoindustrialização, delineada para os próximos dez anos, inova ao adotar o BIM como instrumento chave em contratações públicas. O Módulo de Obras do Transferegov e o Obrasgov estão sendo adaptados para integrar a Tecnologia BIM em projetos públicos, conforme indicado no documento oficial.

O Sistema Confea/Crea desempenhou papel essencial no desenvolvimento dessa iniciativa, reconhecendo não apenas a ampliação da eficiência e controle em obras públicas, mas também os benefícios ambientais decorrentes da utilização da ferramenta.

Saiba mais sobre a Nova Indústria Brasil e sua política de ação.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea com informações do BIM Fórum Brasil