Disponível em <https://creaac.org.br/bancada-acreana-adere-a-criacao-da-frente-parlamentar-mista-das-profissoes-do-sistema-confea-crea-mutua/>.
Acesso em 25/04/2024 às 12h19.

Bancada acreana adere a Criação da Frente Parlamentar Mista das profissões do Sistema Confea/Crea/Mútua

Para criação da Frente Parlamentar foi necessário muito esforço por parte dos presidentes e assessores parlamentares em busca de apoio de seus representantes na esfera federal.

1 de junho de 2023, às 11h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nesta terça-feira (30), teve início em Campina Grande (PB) a 3ª reunião do Colégio de Presidentes, juntamente com a celebração dos 55 anos do Regional. “Como cidadão paraibano – honra que me foi concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) – tenho a alegria de celebrar o aniversário do Crea-PB com o anfitrião Hugo Paiva e os presidentes de Creas”, disse o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, referindo à solenidade especial realizada na manhã de hoje em Campina Grande.

Durante o evento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, convidou os presidentes para dois importantes eventos no mês de junho. O primeiro é o lançamento da Frente Parlamentar das Profissões do Sistema, agendada para o dia 21 de junho. O segundo é a sessão solene na Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia, marcada para o dia 22 de junho.

Em relação à Frente, o presidente destacou o ineditismo da ação: “é a primeira vez que o Plenário do Confea será sede do lançamento de uma frente parlamentar, sendo que essa tem todo um simbolismo, pois é a primeira vez que haverá uma Frente Parlamentar Mista das Profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.”, constatou Krüger. Segundo a Assessoria Parlamentar do Confea, 218 deputados e 22 senadores assinaram o requerimento para criação da Frente, proposto pela deputada federal Marussa Boldrin (MDB/GO).

No mês de maio, a presidente do Crea-AC, eng. Civil Carmem Bastos Nardino fez questão de ir pessoalmente nos gabinetes de todos os parlamentares de estado, junto a assessoria parlamentar do Confea, falando da importância da Criação desta Frente, a ao mesmo tempo, solicitando o apoio com suas assinaturas.

“Não tivemos dificuldades com nossos parlamentares, todos foram bastantes receptivos em nossa solicitação, só temos gratidão a todos por nos receber e nos apoiar. Entenderam perfeitamente a importância da Criação da Frente Parlamentar Mista. O esforço foi grande, mas valeu a pena. Conseguimos alcançar o número suficiente de assinaturas, fazendo com que a deputada federal, eng. agrônoma Marussa Boldrin, protocolasse na quarta feira (24/05) na Câmara Federal. ”, falou a presidente do Crea-AC.

A Criação da Frente Parlamentar Mista alcançou a assinaturas de mais de 240 parlamentares, dentre eles, nossos oito deputados federais e os três senadores foram unânimes nesse apoio. Pois, acreditam que a criação da Frente Parlamentar irá fortalecer a classe da engenharia e que a mesma não terá uma conotação política ou partidária.

A Frente Parlamentar será lançada oficialmente no auditório da sede do Confea, em Brasília-DF, no dia 21/06/2023, as 18h, e contará com a presença da deputada federal, engenheira agrônoma Marussa Boldrin, presidente do Confea, Eng. Civil Joel Kruger, presidentes dos Crea’s e assessores parlamentares do Confea/Crea´s.

24 meses será o prazo que a Frente Parlamentar Mista das profissões do Sistema Confea/Crea/Mútua terá como duração para realizar estudos e debates juntos as políticas em tramitação no congresso nacional, em especial o fortalecimento das 316 profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea/Mútua.