Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/assembleia-legislativa-homenageia-mulheres-da-engenharia/>.
Acesso em 01/03/2024 às 07h25.

Assembleia Legislativa homenageia Mulheres da Engenharia.

A participação feminina na engenharia vem aumentando ao longo das últimas décadas, conquistando espaço e o respeito que merecem.

10 de julho de 2023, às 5h08 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Pensando nisso, foi criado pela Women’s Engineering Society (WES), do Reino Unido, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Comemorado anualmente no dia 23 de junho, a data tem o objetivo de fortalecer esse espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, em meio a tanta superação e desafios.

Nesse sentido, na tarde da ultima sexta-feira (07) de julho, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre, intermediada pelo deputado federal Roberto Duarte, promoveu uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia. A solenidade foi realizada no Plenário Deputado estadual, Eng. Agrônomo Francisco Rildo Cartaxo. Sessão esta de autoria da Mesa Diretora da ALEAC, através de seu presidente, deputado estadual Luiz Gonzaga. Participaram dessa solenidade a presidente do Crea-AC, engª civil Carmem Nardino, a vice-presidente e Coordenadora do Programa Mulher do Crea-AC, engª agro. conselheira, Drª Lya Beiruth, colaboradores e conselheiros e conselheiras do Crea-AC, além de profissionais e estudantes da área das engenharias.

Durante pronunciamento na tribuna, o proponente da homenagem, o vice-presidente da casa, deputado Eduardo Ribeiro, destacou da importância de render homenagens ao Crea-AC, primeiramente pelos os 45 anos de sua existência, como também, lembrou da importância desses profissionais para o desenvolvimento econômico do estado do Acre.

Falou da importância da mulher na engenharia, “É inegável que a participação feminina no setor de engenharia agrega bastante na qualidade dos serviços prestados. Aos poucos, o mercado de trabalho tem reconhecido o potencial das mulheres, o que é ótimo para quem deseja exercer a profissão”. E finalizou “Queremos um mundo onde as mulheres sejam capazes de fazer as suas próprias escolhas, mostrar que dentro delas existem grandes possibilidades, e que a mulher que é dona da sua renda, se empodera e muda todos a sua volta. Acreditamos que a independência econômica é uma forma poderosa ferramenta”. Nosso estado deve agradecer a tudo que os profissionais da engenharia já fizeram pelas cidades e pela construção do nosso estado”, declarou.

Representando a Saneacre, a Eng. Civil Daniela Tamwing, parabenizou a todas as mulheres engenheiras, em especial a presidente, Eng. Civil Carmem Bastos Nardino. Falou das dificuldades que é em atuar numa área onde a maioria é do sexo masculino, mas que as mulheres com toda sua competência conseguem superar tais obstáculos. E finalizou dizendo que “as mulheres contribuíram muito com o crescimento do nosso País.”

Falou ainda a presidente da Associação dos Engenheiros Florestais, a engenheira florestal Aldione da Silva Lessa, celebrando o aumento das mulheres na engenharia e ressaltando a sua importância,” saudamos as valorosas contribuições que nós, mulheres, damos ao mundo nesta profissão, a exemplo de Veridiana Rossetti, a primeira mulher a se graduar em engenharia agronômica em São Paulo, responsável por descobrir a bactéria CVC, que dá em plantações de laranja e prejudica a colheita; mas também a exemplo de Enedina Alves, a primeira mulher negra a se graduar em engenharia civil no Paraná e que participou da construção da maior hidrelétrica subterrânea do país, a usina Capivari-Cachoeira; e tantas outras mulheres que romperam as barreiras culturais do preconceito, machismo e misoginia que por muitos anos nos impediu de dar nossa parcela de contribuição nessa área tão importante para a humanidade, e em especial, para desenvolvimento de nosso país.” E finalizou falando sobre sua satisfação em fazer parte de uma mesa tão significativa e que este momento ficaria pra história da engenharia acreana.

A presidente da Funtac, arquiteta Presidente: Iuçara Andrade, falou da referência e importância das engenharias no desenvolvimento econômico e social de nosso estado e finalizou dizendo do empoderamento das mulheres na engenharia. Em seguida a diretora técnica, eng. civil Karla Carriço usou a tribuna e fez elogios a todas as mulheres engenheiras, onde fez comentários sobre as dificuldades no inicio de sua carreira e dos grandes desafios encontrados, mas que hoje todos foram superados”.

Para a Vice Presidente e Coordenadora do Programa Mulher do Crea-Acre, engenheira agrônoma, conselheira, Drª Lya Januária Beiruth, iniciou seu discurso falando da implementação do Programa Mulher em 2018, pelo Confea e implantado no Acre em 2021 na gestão da presidente Carmem Bastos Nardino. Citou que O Programa Mulher do Sistema Confea-Crea e Mútua foi criado tendo como diretrizes internacionais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) em especial a ODS Nº5, que preconiza a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas e a ODS Nº10 que visa reduzir as desigualdades nos países. Falou ainda que as “Mulheres são criadas e educadas sob a cultura do medo. Medo de ser mal interpretada, de ser julgada, rejeitada, abusada, violentada”! falou do avanço considerável para a categoria, onde nos últimos 5 anos, na Universidade Federal do Acre, 50% dos egressos das engenharias agronômicas, florestais, civis e elétrica, foram do sexo feminino.

A Engenheira civil Samara Pereira, Secretária Adjunta da Secretária de Estado de Obras-SEOP, representando o governador Gladson Cameli,  falou em nome dos homenageados, o acreano precisa comemorar esta data com os seus profissionais da engenharia diante do desenvolvimento que os mesmos proporcionaram ao longo desse período, e esta data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher na Engenheira, pois, são vantagens que a área pode receber ao incrementar o seu rol de profissionais com as engenheiras, evidenciando cada vez mais o papel das mulheres na Engenharia. “Com a criação do Crea há 45 anos,


Image médicale pour illustrer un article sur la santé

Médical

Texte additionnel sur le thème de la médecine

essa profissão foi organizada, foi disciplinada, ganhou normas e leis para crescer com a modernidade, a tecnologia e as coisas que estão acontecendo rapidamente e que possibilitou chegar a esse aniversário”, destacou.

A presidente do Crea-AC, Eng. Civil Carmem Bastos Nardino, iniciou seu discurso falando que ‘’Engenharia desde os primórdios exerce papel ímpar no desenvolvimento econômico social da humanidade, que a  história está recheada de imperiosos registros e construções, onde, desafios impostos no tempo espaço, confirmam a evolução no nível dos conhecimentos, das descobertas’’. Nardino ainda citou da importância primaz desses profissionais, assim como nas demais profissões, a mulher muito pouco participou, não por falta de capacidade e inteligência, mas em consequência do pensamento e no brasil não foi e, ainda, não é diferente, e que estamos conquistando o espaço e o respeito que merecemos!

Mulher brasileira estão sempre dispostas a ir à luta em busca de igualdade. Diante desta data alusiva a Mulher Engenheira, sou muito agradecida a Deus e meus pais, por me oportunizarem a possibilidade de tornar uma Engenheira Civil, muito me orgulha, me completa me satisfaz. Finalizou sua fala agradecendo aos profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre – Crea-AC, por me conceder de ser 14ª Presidente e a Segunda Mulher em mandatos consecutivos a dirigir aquele Regional. ‘’ Gratidão à esta Casa do Povo, em especial a mesa diretora desta casa, na pessoa do deputado estadual Eduardo Ribeiro, por pautar esta Sessão Solene em Homenagem a Mulher Engenheira. Diversas convidadas prestigiaram a solenidade, dentre elas a ex presidente do Crea-AC, Eng. agrônoma, Conselheira Carminda Pinheiro, diretores e Conselheiros do Crea-Acre, engenheiras do IMAC, SEOP, Agro com Elas, Ômega Engenharia, Deracre, Santa Juliana, Semeia, profissionais estudantes e representes de entidades.


Estamos online das 7:30h às 13:30h!