Artigo: Mulheres do AGRO!
8 de março de 2023, às 13h29 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Mulheres do AGRO!
Nos últimos 5 anos, houve uma intensificação da participação de mulheres nas Universidades e em efeito cascata, nos campos e empresas de produtos e serviços ligados ao agro.
Certamente a globalização vem promovendo o encurtamento das distâncias e logo chegará o dia em que homens e mulheres serão igualmente valorizados trabalhando juntos e buscando uma agricultura cada vez mais eficiente, competitiva, sustentável e plural.
A presença feminina se estende por todas as áreas do agronegócio brasileiro, contribuindo para a evolução do setor, uma inspiração para outras mulheres trilharem o mesmo caminho a fim de quebrar o paradigma que ainda é presente neste setor, caracterizado pelo conservadorismo, que remonta no setor rural.
As mulheres estão cada vez mais presentes em todos os elos da cadeia do agronegócio: na gestão da lavoura, consultoria técnica, no mundo acadêmico e em segmentos como marketing, vendas, gerenciamento de produto, liderança, entre tantos outros.
No Censo Agropecuário de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 947 mil mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais, de um universo de 5,07 milhões.
Esses dados mostram que o país tinha 13% mais mulheres produtoras em 2017 do que no último censo, em 2006.
Apesar dos desafios que persistem, esse é apenas um exemplo do quanto a presença feminina cresce na agricultura brasileira – um segmento em que os cargos foram usualmente ocupados pela figura masculina.
Nessa linha, cada vez mais, as mulheres têm papel importante na evolução da lavoura e de toda cadeia do agronegócio e conforme a representatividade feminina ganha força, outras mulheres se inspiram e buscam espaço no setor.
Seguimos buscando aprender cada vez mais, para que nosso trabalho seja reconhecido, e continuem com bastante confiança e orgulho. A gente sabe que quando a mulher prospera, o entorno todo prospera junto. Esse é o nosso propósito do cuidar de quem estar do nosso lado ou que depende do nosso trabalho. A nossa maior característica é a dedicação e responsabilidade, o que nos torna cada vez mais capaz a desempenhar atividades produtivas em um universo que a desigualdade ainda é presente.
Carminda Pinheiro
Engª Agrônoma/ Tecnóloga em Heveicultura
. Servidora pública – SEAGRI-AC (Divisão de Pecuária)
. Conselheira do CREA-AC, Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia
. Coordenadora Adjunta da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia – CEAGRO
. Secretaria da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Acre – AEAEAC
. Diretora Administrativa da Associação dos Engenheiros do Estado do Acre- AEAC