Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/programa-mulher-do-crea-ac-promove-2a-edicao-do-elas-em-cena/>.
Acesso em 28/04/2024 às 14h03.

Programa Mulher do Crea-AC promove 2ª Edição do Elas em Cena

Evento Elas em Cena - 2ª edição apresenta ciclo de palestras e homenageia a participação feminina, por seu exercício profissional junto ao Estado do Acre e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

16 de março de 2023, às 16h09 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Na quinta-feira, 16 de março, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre aconteceu a cerimônia de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença de representantes da Mútua estadual e nacional, ex-presidentes, conselheiros(as), diretores e profissionais do sistema Confea/Crea e Mútua; representantes de outros conselhos profissionais, secretarias de estado e parlamentares; representantes de Entidades de Classe e Instituições de Ensino, docentes, discentes e colaboradores.

O mês de março, em especial seu dia oito, é o momento em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A data, reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, além de celebrar as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, visa também alertar sobre os graves problemas de desigualdade de gênero que ainda persistem em todo o mundo.

O evento Elas em Cena criado em 2022, pelo Programa Mulher do Crea-AC, vem comemorar esta data abordando em sua 2ª Edição, a temática: PARTICIPAÇÃO FEMININA NO DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES: importância e desafios. O mesmo, visa refletir sobre o papel determinante exercido pelas profissionais mulheres no desenvolvimento histórico, econômico, social e político de suas cidades/comunidades.

O Programa Mulher, implementado pelo Eng. Civil Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), tem sido um dos principais compromissos assumidos pela presidente Eng. Civil Carmem Nardino, em sua gestão, junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre.

Alinhado ao propósito de defesa e valorização das profissões nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, o Programa Mulher busca motivar a atuação feminina no âmbito do Sistema Confea-Crea e Mútua, bem como fortalecer a representatividade nos cargos de liderança com a presença mais equilibrada das profissionais mulheres vinculadas ao Sistema.

O evento iniciou com a composição do Dispositivo de Honra constituído pela Presidente do Crea-AC, Eng. Civil Carmem Bastos Nardino; a Vice-presidente e Coordenadora do Programa Mulher do Crea-AC, Eng. Agr. Dra. Lya Beiruth;  o Diretor Geral da Mútua-AC, Eng. Eletricista Luciano Sassai; o Assessor da Presidência da Mútua Nacional, Eng. Civil Ricardo Araújo, neste ato representando seu presidente Eng. Agr. Francisco Almeida; a Assessora Parlamentar Lidianne Cabral, nesta ato representando a Deputada Estadual Michele Melo; e, Neuda Muniz Gomes, Coordenadora da Rede de Atendimento à Mulher pela Secretaria de Estado da Mulher e Membra do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

O Programa Mulher do Crea-AC reconhece a importância histórica de se valorizar as profissionais mulheres que exerceram e exercem o seu fazer em prol do desenvolvimento do Estado do Acre. Desta feita, abre espaço na solenidade para realização de uma Sessão de Homenagens à participação de suas profissionais mulheres ao longo dos 45 anos de história do Crea-AC.

A primeira homenageada do dia foi a Engª Civil Isaura Massako Yanekura (In memoriam), primeira profissional mulher registrada na casa, em gênero e primeira profissional com nível superior, conforme folha Nº 07 do Livro 001, sob o Nº de registro 004/1978, datado em 24 de abril de 1978. Neste ato representada por seu filho, o profissional Eng. Civil Hugo Yonekura.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre completou no mês de fevereiro do ano em curso, 45 anos. Em seu decurso, foi presidido por 14 profissionais das diversas modalidades, todos com contribuições relevantes à sua história, dentre eles, duas mulheres, sendo a primeira presidente mulher a Eng. Agrônoma e Tecnóloga Carminda Luzia da Silva Pinheiro, segunda homenageada do dia.

O Plenário do Crea-AC é constituído por representantes de Entidades de Classes e Instituições de Ensino Superior. Dos 40 conselheiros que integram o Plenário, entre titulares e suplentes, 25% são profissionais mulheres, que do seu lugar de fala contribuem para o desenvolvimento de ações junto ao sistema Confea-Crea e Mútua de forma mais equitativa nas Engenharias, Agronomia e Geociências.

Por reconhecer e valorizar a importância da representatividade feminina junto a este conselho, o Programa Mulher do Crea-AC, identificou e homenageou as Entidades de Classe e Instituições de Ensino, que em suas composições e indicações representativas junto a este Conselho, consideram a participação feminina contribuindo para sua representatividade junto ao plenário. Desta feita, foram homenageados(as):

  1. Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre, por meio de sua vice-presidente a Tecnóloga Aldenizia Santos Santana
  2. Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Acre, por meio da sua presidente a Eng. Agr. Soraya Elizabeth Valle D’albuquerque Lima
  3. Associação dos Engenheiros do Estado do Acre, por meio do seu Presidente o Eng. Civil Abdel Derze
  4. Universidade Federal do Acre, por meio da Engª. Agrª. Dra. Lidiane Assis Silva, neste ato representando a Reitora desta IES, a Profª Dra. Guida Aquino;

Em reconhecimento à capacidade produtiva e operacional do trabalho técnico exercido por mulheres que fazem história neste Conselho, buscando fomentar e valorizar a participação feminina no desenvolvimento de ações nas áreas das Engenharias, Agronomias e Geociências, o Comitê Gestor do Programa Mulher analisou a produtividade das profissionais mulheres do sistema, por meio do levantamento do número de Anotações de Responsabilidade Técnica registradas nos últimos cinco anos, respeitando e considerando as modalidades de atuação.

Profissionais Mulheres que foram destaque em seu exercício profissional, no Elas em Cena – 2ª Edição:

– Engª. Civil Carolina de Moura Galvão

– Engª. Eletricista Tainá Cristina Queiroz da Silva

– Engª. Mecânica Paula Sales da Silva

– Engª. Agrônoma Rayany Andrade Martins

– Tecnóloga em Construção Civil Antônia Fernandes Martins

– Geóloga Solange Pereira de Moraes

– Engª. Florestal e de Seg. do Trabalho Inês Nalita D`Avila de Lima

Considerando e valorizando quem abraçou a pauta e trouxe para este Conselho, majoritariamente masculino, a importância de se trabalhar ações voltadas a Equidade de Gênero, a presidente do Crea-AC, Eng. Civil Carmem Nardino, segunda mulher a presidir com competência este conselho foi homenageada pelo Programa Mulher do Crea-AC. A justa homenagem considera a mesma como sendo a primeira presidente a criar e implantar no Crea-AC um Programa voltado à Profissional Mulher. Valorizando, resguardando e empoderando o fazer profissional feminino.

As servidoras Luzia Maria Camelo de Lima, decana do Crea-AC, neste ato representando todas as demais servidoras da casa e a servidora Adriana Saraiva da Silva, braço direito e entusiasta de todas as ações desenvolvidas pelo Programa Mulher no Crea-AC, também foram homenageadas.

Por fim, a Mútua-AC – Caixa de Assistência aos Profissionais do Estado do Acre, recebeu, por meio de sua Diretora Soraya Elizabeth Valle D’albuquerque Lima, o reconhecimento justo e merecido, pela parceria e fomento prestado a todos os projetos desenvolvidos pelo Programa Mulher do Crea-AC.

Palestras

Finalizadas as homenagens foi iniciado o ciclo de palestras.

A presidente Eng. Civil Carmem Bastos Nardino, iniciou com o tema “O Que é a Comemoração do dia 8 de março?” A mesma, para além do contexto histórico e social da data alusiva ao Dia Internacional da Mulher, trouxe em sua abordagem dados estatísticos sobre representatividade de profissionais-mulheres junto ao sistema.

Em sequência a Arquiteta-Urbanista e Pesquisadora Ma. Edfa Viviane Farias Xavier da Rocha, discorreu sobre o tema “Cidades Construídas por e para Mulheres”, trazendo dados científicos e experiências reais de sucesso, sobre a importância do lugar de participação feminina na Construção de Políticas Públicas para o desenvolvimento das cidades, ocupadas em sua maioria por mulheres.

Fechando o ciclo de apresentações alusivas ao Dia Internacional das Mulheres, tivemos um diálogo mediado pelas sócias-proprietárias da empresa Agro com Elas, as Engenheiras Agrônomas Dra. Aliny Alencar de Lima e Dra. Thays Lemos Uchoa, discorrendo sobre como tem sido “O Agro Feito por Elas” junto ao Estado do Acre, a importância desse espaço de fazer constituído por mulheres e os desafios vividos.

O evento foi encerrado lindamente com a participação dos(as) presentes interagindo com perguntas e depoimentos fantásticos sobre experiências vividas e vivenciadas por homens e mulheres em seu fazer profissional, e refletindo sobre à importância de seguirmos lutando, juntos e juntas, em prol de uma sociedade mais justa e equitativa.


Estamos online das 7:30h às 13:30h!