Disponível em <https://creaac.org.br/nota-publica/>.
Acesso em 28/04/2024 às 19h50.

Nota Pública

13 de março de 2023, às 16h10 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nota Pública

Operação Ptolomeu Fase III:

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (Crea-AC), parte do Sistema Confea/Crea e Mútua, órgão que representa a fiscalização do exercício profissional das categorias das engenharias, geociências e congêneres, vem neste ato a público se manifestar a respeito dos fatos corrido no dia 09 de março de 2023, denominado Operação Ptolomeu Fase III, a mando STJ – Superior Tribunal de Justiça.

De início, reafirma o seu mais veemente repúdio a quaisquer atos de corrupção e desvio de recursos públicos por quem quer que o faça.

Apoiar solidariamente as ações administrativas e/ou judiciais que visam coibir e punir, exemplarmente os autores de tais maus feitos.

Neste mesmo sentido, e imbuídos do senso de justiça inspirados pela forca do estado democrático de direito em que vivemos, há de se reconhecer que todos os envolvidos (em lista) e outros elencados não são réus, são investigados. A eles cabe o princípio da presunção de inocência, o que perdura até a sentença penal condenatória com trânsito em julgado.

Não é legítimo com açodamento, se imputar responsabilidade e/ou culpas de quaisquer espécies jurídicas neste momento onde são procedidas as investigações que estão a cargo da Polícia Federal, órgão Judiciário próprio para investigar crime desta natureza.

Roga-se para que os iniciados/requeridos, quer sejam profissionais de engenharia ou apenas empresários, que são membros produtivos da sociedade acreana possam dar esclarecimentos satisfatórios para os fatos danosos à administração pública, que está vindo à baila com a ação policial.

Por fim, por acreditar nas instituições brasileiras estamos convencidos de que estas apurações criminais serão um resgate da moral pública e terão menos impactos na sociedade acreana do que neste instante se configuram como tal.

Agora nos resta esperar, confiante no devido processo legal, na presunção de inocência e na imparcialidade da justiça brasileira.

A diretoria

Confira a: Nota Pública – Crea-AC