Marca do Crea-AC para impressão
Disponível em <https://creaac.org.br/confira-tudo-sobre-a-delegacao-acreana-no-12o-encontro-de-lideres-do-sistema-confea-crea-e-mutua/>.
Acesso em 28/04/2024 às 01h47.

Confira tudo sobre a Delegação Acreana no 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua

6 de março de 2023, às 10h32 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Reunidos em Brasília (DF) dos dias 28 de fevereiro a 2 de março, os representantes do Crea-AC e Mútua-AC estiveram no 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, é nesse fórum que são  eleitos titulares e adjuntos e a definição dos planos de trabalho e propostas das reuniões ordinárias para o ano de 2023, dos colégios de Presidentes (CP), de Entidades Nacionais (Cden) e das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais.

Presidente eng. civ. Carmem Nardino

A presidente eng. civ. Carmem Nardino participou das reuniões do Colégio de presidentes onde foi eleita  por unanimidade como representante do CP no Comitê Gestor Nacional do Programa Mulher. Pela Mútua as Caixas da região Norte terão como coordenador, este ano, o diretor geral da Mútua-AC, eng. eletric. Luciano Sassai, e, na coordenação adjunta das Caixas dessa Região, o diretor financeiro da Mútua-RO, eng. eletric. José Braga de Moura Sobrinho. Além do Diretor Geral Luciano Sassai, participaram das reuniões pela Mutua-AC, a eng. agr. Soraya D’albuquerque Lima, Diretora Administrativa e o Diretor Financeiro, tecg. em Construção Civil José Carlos.

Mútua-AC Diretor Geral eng. eletric. Luciano Sassai, Diretora Administrativa eng. agr. Soraya D’albuquerque Lima e o Diretor Financeiro, tecg. em Construção Civil José Carlos e Líderes Nacionais da Mútua.

Confira as lideranças dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea em 2023:

  • Representado pela presidente Carmem Nardino o Colégio de Presidentes (CP) os eleitos foram:
    Coordenador: eng. agr. Ulisses de Oliveira Filho (Crea-PI)
    Coordenador adjunto: eng. ftal. Carlos Antônio Xavier (Crea-RO)
    Presidente eng. civ. Carmem Nardino
  • Representado pelo conselheiro eng. civ. Antônio de Lima Furtado, os eleitos da Comissão de Ética dos Creas (CNCE) foram:
    Coordenador: eng. oper. mec., eng. oper. prod., e seg. trab. Nelson Agostinho Burille (Crea-RS)
    Coordenador adjunto: eng. civ. e seg. trab. Márcia Cristina Luna (Crea-RO)Conselheiro eng. civ. Antônio de Lima Furtado
  • Representando a Câmara Especializada de Agronomia, a conselheira eng. agr. Carminda Pinheiro foi eleita como coordenadora adjunta da Coordenadoria de Câmara Especializada em Agronomia (CCEAGRO) que teve como Coordenador o eng eng. agr. Orley Jayr Lopes (Crea-PR)
    Coordenador o eng eng. agr. Orley Jayr Lopes (Crea-PR), e a Conselheira eng. agr. Carminda Pinheiro, coordenadora adjunta.
  • Na Coordenadoria de Câmara Especializada de Engenharia Civil (CCEEC), que é representada pelo conselheiro o eng. civ. Glayton Rego os eleitos foram:
    Coordenador: eng. civ. Gabriel Faria Nogueira (Crea-MG)
    Coordenador adjunto: eng. civ. Saulo Christian Pereira Vicente de Almeida (Crea-GO)

Conselheiro o eng. civ. Glayton Rego

  • Na Coordenadoria de Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CCEEE), representada pelo conselheiro e diretor eng. eletric. Edlailson Pimentel, foram eleitos:
    Coordenador: eng. eletric. e seg. trab. Eduardo de Brito Souto (Crea-RS)
    Coordenador adjunto: eng. eletric. Rogerio Moreira Lima Silva (Crea-MA)
    Conselheiro eng. eletric. Edlailson Pimentel
  • Na Coordenadoria de Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CCEEF), representada pelo conselheiro eng. ftal. Marcos Rino, os eleitos foram:
    Coordenador: eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho (Crea-SC)
    Coordenador adjunto: eng. ftal. Denise Baptista Alves (Crea-RJ)Conselheiro eng. ftal. Marcos Rino
  • Na Coordenadoria de Câmara Especializada de Engenharia Industrial (CCEEI), representada pela conselheira eng. mec. Paula Sales foram eleitos:
    Coordenador: eng. mec. e seg. trab. Alberto Lopes Peres Júnior (Crea-PE)
    Coordenador adjunto: eng. mec. e seg. trab. Priscila Bernardi Rockenbach (Crea-MT)Conselheira eng. mec. Paula Sales
  • Na Coordenadoria de Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST), representada pelo conselheiro eng. civ. Joaquim Junior, os eleitos foram:
    Coordenador: eng. civ. e seg. trab. Paulo Roberto de Oliveira (Crea-SC)
    Coordenador adjunto: geol. e eng. seg. trab. Luiz Cláudio Ribeiro da Rocha (Crea-AM)Conselheiro eng. civ. Joaquim Junior

As Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas têm como finalidade apoiar o processo decisório do Confea e dos Creas, por meio do alinhamento institucional de caráter técnico ou estratégico que impacta – mediante os processos de registro, fiscalização e julgamento – as modalidades profissionais. Caracterizam-se como importante instância de apoio à governança do Sistema, constituindo elo para o diálogo, a articulação e a consecução das metas e iniciativas do Plano Plurianual do Confea 2023-2024.

Integrantes da Comissão de Ética e Exercício Profissional
Para 2023, as coordenadorias terão a meta de cumprir diretrizes que foram amplamente discutidas em conjunto pelas gerências de Coordenação da Fiscalização e de Projeto e Gestão, ambas do Conselho Federal. Entre os temas sobre os quais os fóruns deverão se manifestar, estão os impactos do Projeto de Lei PL 1024/2020, que dispõe sobre a alteração da Lei 5194/1966; e o registro de profissionais e pessoas jurídicas. Também deverão identificar até três atividades de risco na Engenharia e Agronomia, e diagnosticar o impacto da implantação da Certidão de Acervo Técnico Operacional. As lideranças foram orientadas pela coordenadora Michele Ramos a “elaborar as proposituras com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil”. Durante a reunião da Ceep com os eleitos, foram escolhidos os seguintes conselheiros regionais para integrar iniciativas do Sistema: Programa Mulher: eng. quim. Marino Greco, Conselho de Comunicação e Marketing (CCM): eng. agr. Carminda Pinheiro (Crea-AC) e pra Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Consoea): eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho (Crea-SC).

Durante o 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua foi realizado o Painel do Programa Mulher, espaço dedicado à análise da política de equidade de gênero no sistema profissional, representado pela conselheira e Coordenadora da Regional Norte do Programa Mulher a vice-presidente eng. agr. Lya Beiruth.

Na Comissão de Educação e Exercício Profissional-Ceep, representando o Crea-AC esteve presente o Conselheiro e Coordenador do CreaJR-AC eng. civ. Mateus Santos, e como representante dos acadêmicos na Comissão do CreaJr, esteve presente a Coordenadora Estadual do CreaJr-AC, Hellen Ibernom Cavalcante de Oliveira.

A acadêmica Hellen Ibernom Cavalcante de Oliveira, Presidente Carmem Nardino e o Conselheiro eng. civ. Mateus Santos

 


Estamos online das 7:30h às 13:30h!