Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-recebeu-o-encontro-da-engenharia-civil/>.
Acesso em 27/07/2024 às 11h41.

Crea-AC recebeu o Encontro da Engenharia Civil

Realizado pela Associação dos Engenheiros em parceria com o Crea-AC, Encontro da Engenharia Civil aconteceu nesta terça-feira.

25 de outubro de 2022, às 14h38 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Hoje, 25 de outubro, comemora-se o Dia do Engenheiro Civil. A data corresponde ao dia da beatificação de Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, padroeiro da construção civil aqui no país. O Engenheiro Civil é responsável por desenvolver diversas atividades, dentre elas, o estudo, gerenciamento, assistência, vistoria, perícia e direção de obra. Nesta terça-feira, comemorando este dia a Associação dos Engenheiros do Estado do Acre, realizou em parceria com o Crea-AC o Encontro da Engenharia Civil, estiveram presentes na mesa de abertura a presidente do Crea-AC eng. civ. Carmem Nardino, a eng. agro. Soraya Lima, diretora da Mútua, o eng. civ. Paulo Nunes representando a AEAC e o eng. agro. Cláudio Mota presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre – SENGE.

Eng. agro. Cláudio Mota presidente do SENGE em sua fala na mesa de abertura.

Após falas iniciais foi dado início as palestras alusivas ao dia do Engenheiro Civil, iniciando com o conselheiro do Crea-AC e coordenador do curso de engenharia civil da UFAC eng. civ. Fernando da Silva Souza com a palestra: Formação do Engenheiro Civil e o Mercado de Trabalho. O orador destacou os altos índices de evasão universitária e como impacta no mercado de trabalho, “A evasão das instituições de ensino no país têm alcançado índices de 57% impactando na formação de novos profissionais no mercado de trabalho. Em 2021, a UFAC apresentou uma taxa de evasão de 39% e uma taxa de sucesso de 27%, onde o Curso de Engenharia Civil apresentou indicadores de 44% de taxa de evasão e 42% de taxa de sucesso.” destacou Souza.

Eng. civ. Fernando Souza durante a sua apresentação.

O tema da segunda apresentação foi: Garantias na Construção Civil, ministrada pelo eng.civ. Anderson Martins, Mestre em Inspeção Predial e colaborador na equipe da ABNT sobre Normas de Inspeção. Na ocasião o conferencista destacou a importância da atenção dos profissionais com relação as normas que regem as edificações, de forma especial a Norma de Desempenho e de Inspeção Predial. “Atendendo aos critérios normativos o engenheiro precisa entender seu papel enquanto responsável técnico por uma edificação. Essa responsabilidade não tem o limitador de prazo de garantia, são aspectos distintos e precisa ser melhor discutido pela classe para o bem social. Todos os envolvidos em uma edificação tem sua responsabilidade sobre o que chamamos ‘Estado da Arte’. O que projetou, o que construiu, o que forneceu o material e também aquele que usa tem sua responsabilidade sobre a coisa entregue. Por isso da importância das manutenções periódicas. ” finalizou Martins.

Eng. civ. Anderson Martins respondendo perguntas dos profissionais presentes.

Por fim, fechando as palestras do Dia do Engenheiro Civil tivemos a palestra da eng. civ. Daniela Tamwing, diretora no Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre – SANEACRE com a palestra: Avanços e Desafios do Saneamento no Estado do Acre. Na sua argumentação, a engenheira destacou a importância de todos os engenheiros que fazem ou fizeram parte da equipe de saneamento, “Pra olhar para o futuro precisamos ver tudo de bom que foi pensado e planejado no passado e ainda não foi executado, estamos procurando parcerias para que consigamos mobilizar e executar os melhores serviços de saneamento, para que no final o benefício chegue na ponta, pra toda a população” finalizou Tamwing.Eng. civ. Daniela Tamwing, diretora no Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre – Saneacre durante a sua palestra.