Disponível em <https://creaac.org.br/sobrado-em-construcao-na-nova-estacao-nao-tinha-responsavel-tecnico-e-obra-era-irregular/>.
Acesso em 29/04/2024 às 23h12.

Sobrado em construção que desabou na Nova Estação não tinha responsável técnico e obra era irregular

Desabamento aconteceu no bairro Nova Estação, em Rio Branco. Vídeo de câmera de segurança registrou o momento do desabamento.

10 de agosto de 2022, às 10h22 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre constataram que o sobrado que desabou no bairro Nova Estação, em Rio Branco, na tarde desta terça-feira (9), foi executado de maneira irregular, sem projetos, sem anotações de responsabilidade técnica, sem acompanhamento de um profissional de engenharia e sem cumprir as Normas Brasileiras Regulamentadoras.

“Na hora de construir ou reformar, procure uma empresa ou profissional legalmente habilitado para realizar obras e serviços de engenharia. Isso traz mais economia, qualidade e segurança para os moradores e também para a comunidade do entorno. Construção clandestina expõe o imóvel e as pessoas a grandes riscos, até mesmo causando vítimas, felizmente ninguém ficou ferido”, disse a presidente do Crea-AC, engenheira civil Carmem Nardino.

Toda obra, sendo ela de porte pequeno ou grande, deve ser realizada por profissionais habilitados. O proprietário da obra deve contratar um engenheiro responsável pelo projeto e pela execução da obra e deve também solicitar alvará de construção na prefeitura, evitando assim acidentes ou tragédias. O profissional, da área de construção civil, tem o conhecimento necessário para ajudar no processo de construção e reforma, até a última etapa da obra. Antes da construção o profissional vai até o local e, por meio de uma vistoria, analisa a viabilidade da construção.

Presidente do Crea-AC Carmem Nardino em entrevista sobre o desabamento no bairro Nova Estação.

“Nossa função é a fiscalização do exercício profissional, mas nossa atuação tem ido além, educando, orientando e contribuindo com a população e com os órgãos públicos de defesa da sociedade, quando na ocorrência de tragédias como essa”, explicou Carmem Nardino.

Um vídeo de câmera de segurança mostra o momento do desabamento, uma pessoa passava na rua no momento, mas não houve vítimas.

Vídeo: Reprodução/Internet