Disponível em <https://creaac.org.br/capital-acreana-reune-presidentes-e-superintendentes-de-todos-os-creas-da-regiao-norte/>.
Acesso em 28/04/2024 às 04h10.

Capital acreana reúne presidentes e superintendentes de todos os Crea’s da região Norte

Esse é o segundo de cinco encontros entre os representantes dos Crea's do Norte em 2022.

4 de maio de 2022, às 9h50 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Começou ontem e termina hoje o Fórum de Presidentes dos Crea’s do Norte, que desta vez se realiza em Rio Branco. Durante o evento ocorre ainda o Fórum de Superintendes dos Crea’s do Norte. O encontro tem como objetivo a discussão de assuntos de interesse dos sete Conselhos dos estados da região, visando fortalecer, cada vez mais, o intercâmbio entre eles.

Participaram do encontro os presidentes e superintendentes dos conselhos de Engenharia e Agronomia do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins, além do representante dos Crea’s do Nordeste. Diretores do Crea-AC, diretores da Mútua-AC, presidentes de entidades de classe ligadas o sistema, o coordenador da AMAC e a representante da Seinfra. Também estiveram na reunião representantes das principais universidades do Acre, do governo do Estado e o prefeito de rio Branco, Tião Bocalom.

Na abertura do evento a anfitriã e presidente do Crea-AC engª civil Carmem Nardino, contou um pouco da história do Crea-AC e como ele se desenvolveu nesses 44 anos de história, além da importância do evento na capital acreana. O prefeito Tião Bocalom, na sua fala de abertura ressaltou que a prefeitura depende muito do trabalho dos profissionais da engenharia e anunciou que vai contratar pelo menos 15 engenheiros para executarem obras em Rio Branco.

O governo do estado foi representado pelo Presidente do Deracre, engenheiro Petrônio Antunes, que fez uma apresentação sobre as obras em andamento no estado e a importância do Crea-AC em sua execução. “É muito gratificante ter a oportunidade de apresentar os avanços das obras do Deracre e demais obras do Estado para a Região Norte, em um evento tão importante para todos nós”, enfatizou Petrônio Antunes.

No primeiro dia do encontro, ontem, no Fórum dos presidentes, começaram a ser debatidos temas como o desenvolvimento da Engenharia, da Agronomia e das Geociências e os diversos desafios específicos encontrados pelas profissões na região do Norte. Já pela tarde, os presidentes e superintendentes participaram de uma vídeo conferência com equipe do Confea, coordenada pelo Luiz Antônio Rossafa, a pauta foi o Programa de Transferência de Recursos aos Creas, onde foram debatidos e esclarecidos os principais pontos da resolução do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Os encontros acontecem no auditório do Diff Hotel e são organizados pela presidente do Crea Acre, Carmem Nardino e coordenado pelo presidente do Crea Tocantins Daniel Iglesias. Fóruns se encerram hoje e debatem desenvolvimento das profissões ligadas ao conselho na região norte