Disponível em <https://creaac.org.br/crea-ac-realiza-486a-sessao-plenaria-com-homenagem-a-ex-conselheiros/>.
Acesso em 27/04/2024 às 19h08.

Crea-AC realiza 486ª sessão plenária com homenagem a ex-conselheiros

Emocionados presidente e conselheiros resgatam parte da história em linda homenagem aos ex-conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre

1 de abril de 2022, às 16h43 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Crea-AC realizou na ultima terça-feira dia 29 de março sua 486ª sessão ordinária do plenário do conselho, presidida pela presidente Carmem Nardino. Após ritos iniciais, discussão e aprovação da ata da sessão plenária anterior, os conselheiros aniversariantes do mês, foram homenageados:

08/março Glayton Rego
10/março Jânio Cândido Português
14/março Rosa Maria de Souza Costa
17/março Adenilson de Sousa VIana
19/março Manoel Xavier da Silveira Neto
28/março Alexandre da Rocha Gomes

A sessão registrou a posse solene do conselheiro o Tecnólogo José Maria Leão do Amaral , como conselheiro titular, já que no dia 15 de março, o Conselheiro Titular Tecnólogo Mamed Dankar Neto, indicado pelo SINTAC protocolou junto ao CREA o seu pedido de renúncia do cargo da modalidade Civil, o então conselheiro titular indicado pelo SINTAC, justificou motivos pessoais e particulares para sua renúncia junto ao Crea-AC.

Diante da renúncia do Conselheiro Mamed Dankar Neto, eleito pelo Plenário como Chanceler da Comissão do Mérito de 2022, foi homologado junto ao plenário o nome da Conselheira engª Agrônoma Carminda Pinheiro para assumir em caráter definitivo a Coordenação da comissão especial do Mérito de 2022, tendo em vista que a conselheira estava como coordenadora adjunta da comissão. Para compor a vacância na Comissão do Mérito o plenário indicou o conselheiro da câmara de Florestal o engenheiro florestal Marcos Rino.

Dando continuidade a plenária foi apresentado um resumo da participação dos conselheiros do Crea-AC, o engenheiro florestal Marcos Rino e a engª Agrônoma Carminda Pinheiro no 11º Encontro de Líderes representantes do Sistema Confea/Crea – Mútua, em Brasília e o cronograma das reuniões da Câmaras e setores especializados este ano.

Homenagem com entrega de Certificados aos primeiros Conselheiros do Crea-AC:

O Crea-AC completou no dia 28 de fevereiro de 2022, 44 anos de instalação. Para celebrar, esta data tão importante, o Crea-AC, vem realizando vários eventos voltados à homenagear aqueles que tanto tem contribuído para a história de 44 anos da instituição. As primeiras homenagens aconteceram no dia 04 de março, numa notável cerimônia, bem prestigiada e emocionante, que lotou o auditório do regional, sendo os ex-presidentes homenageados naquela data.

Dando prosseguimento as comemorações, na 486ª Plenária, os homenageados foram os conselheiros que integraram a 1ª sessão plenária do Crea-AC, há 44 anos, que contribuíram para a história de 44 anos da instituição. Foram homenageados os ex conselheiros: o Arquiteto Cláudio Gastão Kipper, representado na solenidade por sua filha a arquiteta Daniella Kipper, o engº Civil José de Ribamar Nina Lamar e o engº Civil Esperidião Fecury Pinheiro de Lima, ambos acompanhados de seus familiares. O engº Agrônomo Marcelino Batista da Cunha que também seria homenageado, justificou sua ausência por questões de saúde.

AD-referendum 486º Plenária

Dando continuidade a sessão plenária, foi aprovado o ato Ad-referendum da Presidente que, através da Portaria nº 019/2022, aprovou o Plano de Trabalho que trata do repasse de recursos do Confea para a realização do Congresso Estadual de Profissional – CEP. Considerando que o Crea tinha um prazo de até dia 17 março de 2022, 90 dias antes do primeiro evento, para enviar ao Confea o Plano de Trabalho referente ao convenio para realização dos Congressos.

Para que os Congressos sejam realizados foi Constituída uma Comissão Especial Organizadora do Congresso Estadual de Profissional – CEP/AC, que será realizado em julho/2022;

Também foi colocado a aprovação do ato Ad-referendum da Presidente, que aprovou o Plano de trabalho do Projeto/PRODESU/PRODAFISC, referente ao programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da Fiscalização – PRODAFISC, II A, o qual objetiva a aquisição de veículos para a atividade de fiscalização por meio do recurso PRODESU e realização de treinamento para a equipe de fiscalização. E o PRODAFIN – II-B, Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades Finalisticas, o qual objetiva a contratação de empresa para a realização de gestão documental no Crea-AC e implantação de Software de gestão documental.

Por fim foi colocado para aprovação do plenário o Regimento Interno do Crea-JR e foram feitos os relatos de processos, para que o plenário possa votar.