Disponível em <https://creaac.org.br/senador-elogia-engenharia-acreana-no-encontro-cafe-e-politica-do-confea/>.
Acesso em 29/04/2024 às 05h20.

Senador elogia engenharia acreana no encontro Café e Política do Confea

19 de fevereiro de 2022, às 22h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O senador Sérgio Petecão participou do evento Café e Política, o novo espaço aberto na programação do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que aconteceu no dia 16 e que recebeu parlamentares de todas as matizes políticas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), onde o evento é realizado.

Foi mais um espaço de interação com a sociedade aberto pelo Confea. O senador acreano foi convidado pela presidente do Crea Acre, Carmem  Nardino.

Junto com Sérgio Petecão (PSD-AC), estiveram os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF); Rogério Carvalho (PT-SE), Wellington Fagundes (PL-MT); Jorginho Mello (PL-SC). O consenso foi de que não há desenvolvimento sem Engenharia avançada, por isso, é preciso investir em tecnologia.

Senador Petecão discursando no Café com Política do 11º Encontro de Líderes.

Petecão destacou as peculiaridades do Acre, dando como exemplo Santa Rosa do Purus, onde um saco de cimento chega a custar R$ 120,00, tornando quase inviável o custo da construção civil. Ele louvou o trabalho dos profissionais de engenharia e agronomia na busca de soluções adaptadas á região.

Ao encerrar o Café e Política, o eng. civ. Joel Krüger, que preside o Confea, creditou o sucesso do evento “ao trabalho coletivo” desenvolvido pelos integrantes da Assessoria Parlamentar (Apar), equipes regionais, conselheiros federais e presidentes de Creas que levaram deputados e senadores ao 11º encontro de lideranças nacionais da área tecnológica brasileira: “Nossa bandeira não é partidária, nossa bandeira é a da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Temos que dialogar com todos”, afirmou ao destacar a importância dada pelos parlamentares à Agenda Legislativa entregue a eles.

Publicação editada pelo Confea, a Agenda contém anteprojetos, projetos de lei e propostas de emenda à Constituição que tramitam no Congresso e que podem alavancar contratações, gerando emprego e renda para engenheiros e agrônomos, como o PL 6014/2013, que dispõe sobre a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (Lite), e o PL 31/2014, que estabelece a Política Nacional de Manutenção Predial, e ainda o PL 658/2021, que dispõe sobre a produção de bioinsumos e produção on farm.

“Nossa ideia é dinamizar o diálogo entre os parlamentares e os líderes profissionais, gerando ainda mais qualidade à discussão sobre a pauta que tramita Congresso”, disse Krüger.

Durante o evento a presidente Carmem Nardino junto com os conselheiros e diretores da Mútua-AC se reuniram com o Senador Sérgio Petecão, para entregar ofício que solicita apoio na revogação da decisão da Diretoria do BASA que trata da demissão dos engenheiros do Banco, o que impacta em projetos de desenvolvimento da Amazônia Legal. O Crea-AC e as entidades de classes ligadas ao Sistema defendem a manutenção do trabalho de colegas que são fundamentais para análise
dos projetos.

A presidente Carmem Nardino, conselheiros do Crea-AC e diretores da Mútua-AC