Disponível em <https://creaac.org.br/a-regulamentacao-da-profissao-dos-tecnologos-foi-pauta-do-primeiro-dia-de-plenaria-do-confea/>.
Acesso em 28/04/2024 às 09h25.

A regulamentação da profissão dos Tecnólogos foi pauta do primeiro dia de Plenária do Confea.

Durante a Sessão Plenária nº 1584, realizada nesta quarta-feira (17), o plenário do Confea aprovou, por unanimidade, o relatório final do Grupo de Trabalho Regulamentação Tecnólogos.

18 de novembro de 2021, às 14h25 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O plenário do Confea aprovou por unanimidade o Relatório Final do Grupo de Trabalho Regulamentação Tecnólogos – GTRT, instituído pela Decisão nº PL-1257/2020. O relatório apresentou a minuta do texto de projeto de lei a ser encaminhado ao Senado propondo a regulamentação do exercício da profissão dos Tecnólogos das Áreas do Sistema Confea/Crea/Mutua.

De acordo com a minuta, não há justificativas para que a profissão de Tecnólogos não seja regulamentada, pois a evolução e as transformações socioeconômicas do Brasil estão relacionadas diretamente à tecnologia, à mão de obra qualificada, ao empreendedorismo, ao profissionalismo e à geração de empregos. O texto destaca ainda que o Ministério da Educação, elaborou o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia como inovação do Ensino Superior e, apresenta soluções para dotar o país a curto prazo, com profissionais de cursos superiores para atender as demandas imediatas para o desenvolvimento da nação brasileira.

Na justificativa da proposta os conselheiros defendem que “para sanar possíveis e futuras irregularidades referentes à fiscalização do exercício da profissão de Tecnólogos das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, apresentamos o presente Projeto de Lei do Senado que tratará exclusivamente da regulamentação do exercício dos profissionais Tecnólogos das áreas do Sistema Confea/Crea.” Com aprovação da minuta, ficou definido que a Assessoria Parlamentar do Confea promoverá a articulação política e administrativa a fim de efetivar a aprovação da minuta da proposta legislativa.

“A regulamentação da atuação profissional dos tecnólogos é uma aspiração antiga e a definição clara de papéis dentro do sistema Confea/Crea é uma necessidade e vem contribuir com o pleno reconhecimento e valorização desses profissionais”, destacou a Presidente do Crea-AC , engenheira civil Carmem Nardino.

“O GTRT, liderado pela Federação Nacional dos Tecnólogos com a participação dos vários sindicatos, inclusive nosso Sintac, sempre acreditou nas nossas propostas, contando com o apoio do Presidente Joel Kruger, de todos os conselheiros Federais e notadamente do Conselheiro Genilson Almeida, este sempre em contato direto conosco. Estamos felizes e aguardando novidades” comentou o presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Acre/SINTAC, Tecnólogo José Martins Veras Neto.